Os acadêmicos do sétimo termo do curso de Direito da Universidade de Marília (Unimar)criaram paródias usando o tema: princípios ativos da Administração Pública. A atividade foi realizada na disciplina de Direito Administrativo, aplicado pelo Docente e Procurador da República, Jefferson Aparecido Dias.

De acordo com o docente, ao longo do semestre os acadêmicos participam de exercícios que

integram a metodologia ativa do curso de Direito. “Há algum tempo eu tenho usado a dinâmica de times, desafiando as equipes. Nesta semana, o desafio foi montar uma paródia envolvendo os princípios ativos da Administração Pública. Foi bem interessante ver como eles são criativos e conseguem, a partir do estudo do conteúdo, encaixar em paródias e passar a mensagem de um conhecimento que nós pretendemos que eles se apropriem”, explica.

Ainda segundo Jefferson, estas atividades são inovadoras e possibilitam um aprendizado mais qualificado.

“A metodologia ativa é muito importante porque a Universidade não pode mais ser aquela lógica de lousa, um professor falando e os alunos ouvindo. Nós buscamos que os acadêmicos sejam os protagonistas do aprendizado e, a partir deste momento, além de desenvolver outras potencialidades, como o trabalho em grupo e se apresentar em público,potencialidades que serão importantes para a sua vida profissional”, ressalta.

Cada grupo escolheu um tema e produziu uma paródia, atividade que foi apreciada pela turma.

APRENDIZAGEM / Para a acadêmica Thalita Vieira, aprender de forma prática torna mais fácil a absorção do conteúdo.

“Esta aula foi muito interessante. O curso de Direito costuma ser mais formal e com a metodologia ficou bem mais didático, bem mais legal para se aprender e a gente se sente bem mais motivado na aula. As letras das paródias nos ajudam a memorizar o tema e, como o exemplo usado pelo Professor Jefferson em que um aluno de turmas anteriores participou e ainda se lembra do que foi contado, nós vamos lembrar sempre deste conteúdo”, comemora.

Segundo o acadêmico Andrei Pirollo, o desafio foi essencial para a aprendizagem do tema.

“O interessante da aula é que a gente ficou livre pra criar e para isso precisamos entender a matéria para podermos contextualizar todo o percurso. Outro ponto interessante foi decorar para cantar, onde a gente gravou os trechos. Tenho certeza que vamos lembrar desta matéria por um bom tempo”, afirma

O CURSO / O curso de Direito possui nota máxima em avaliação in loco do Ministério da Educação (MEC) e a Universidade de Marília é a única da região a oferecer a formação completa profissional com graduação, especialização, mestrado e doutorado. Mais informações acessem o site www.unimar.br ou ligue (14) 2105-4000.

Compartilhar matéria no
Alunos do Direito da Unimar aprendem os princípios da administração com paródia