Referência há 30 anos no tratamento e acompanhamento escolar de crianças com problemas de desenvolvimento e com entraves estruturais na constituição psíquica, o Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica está com as inscrições para seleção abertas até o dia 22 de fevereiro para o Programa de Formação Clínico-Teórica em Educação Terapêutica, que terá início no dia 1 de março. O programa oferece também estágio formativo, tendo a prática institucional como diferencial. É voltado a profissionais psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, acompanhantes terapêuticos, pedagogos, psicopedagogos e educadores com atuação ou interesse na abordagem psicanalítica dos problemas de desenvolvimento na infância e nas práticas educacionais inclusivas. Informações e inscrições em www.lugardevida.com.br.

Em seu percurso de trabalho – e em sua origem de pesquisa no Instituto de Psicologia da USP, IPUSP -, o Lugar de Vida desenvolveu publicações, acumulou experiências clínicas e produziu construções teóricas que conduziram à elaboração de uma proposta clínico-educacional com crianças: a Educação Terapêutica, um trabalho pioneiro realizado pela instituição. Define-se a Educação Terapêutica como um conjunto de práticas interdisciplinares de tratamento realizado em parceria com o trabalho de escolarização.

A Educação Terapêutica também está na base do Projeto Escolas Protagonistas, desenvolvido pelo Lugar de Vida com várias escolas de São Paulo que, a partir de discussões em torno dos alunos em situação de inclusão, constrói em conjunto com os educadores os princípios que fundamentam as práticas educacionais inclusivas. A função do Lugar de Vida assemelha-se à da costura ou tecitura: na escuta atenta às práticas escolares, auxilia na articulação com a teoria, o que traz fundamento à prática. Todo o trabalho é realizado por uma equipe interdisciplinar que integra profissionais das áreas da psicologia, psicanálise, fonoaudiologia e pedagogia.

A Formação Clínico-Teórica estrutura-se no tripé formado pela clínica, pela pesquisa acadêmica e pela transmissão e pretende formar profissionais na prática da Educação Terapêutica, articulando o campo da Psicanálise com a Educação Inclusiva na infância. Com início no dia 1 de março, a formação irá até 2 de julho.

O PROGRAMA COMPÕE-SE DE
• Grupos de estudos nos quais são apresentadas as bases teóricas que sustentam as práticas institucionais do Lugar de Vida (segunda-feira, a cada quinzena, das18h30 às 20h30;
• Supervisões em grupo para a articulação teórico-clínica e para a elaboração do trabalho escrito de cada participante ao final do semestre (segunda-feira, a cada quinzena, das 18h30 às 20h30);
• Reunião clínica interdisciplinar: com equipe do Lugar de Vida e profissionais externos convidados (sexta-feira, semanal, das 10h às 12h)
• Dispositivos de estágio:
1 – Acompanhamento remoto de Grupos Terapêuticos (módulo 1)
2 – Acompanhamento presencial de Duplas Terapêuticas (módulos 2 ou 3)
3 – Atendimentos individuais e/ou Acompanhamento escolar (módulo 3)
• Reuniões de Fio: reuniões de articulação teórico-clínica sobre os dispositivos de estágio (horários respectivos dos dispositivos de atendimento na semana)
No Lugar de Vida, que tem sede em uma ampla casa em São Paulo, o tratamento de crianças e adolescentes é realizado por meio de atendimentos psicanalíticos e fonoaudiológicos individuais e em pequenos grupos ou duplas de crianças, em oficinas de escrita, música, artes, jogos e brincadeiras. O acompanhamento escolar é feito em parceria com profissionais da educação, com a escola e com os professores. São também oferecidos espaços e dispositivos para escutar e acolher os pais em diferentes modalidades de trabalho. Todo o trabalho é realizado por uma equipe interdisciplinar que integra profissionais das áreas da psicologia, psicanálise, fonoaudiologia e pedagogia.
“O trabalho do Lugar de Vida fundamenta-se na Educação Terapêutica, conceito criado pela instituição que se baseia na articulação entre os princípios da psicanálise e da educação, tendo como visão o educar tratando e o tratar educando. Um dos principais diferenciais da instituição está nos Grupos Terapêuticos Heterogêneos, que funcionam partindo da constatação de que o trabalho em grupo potencializa o tratamento do ponto de vista da interação social, à medida que sustenta vínculos, regras, atividades coletivas. Atesta-se que os efeitos subjetivos e de linguagem nos encontros entre os pares auxiliam o desenvolvimento e a inclusão de crianças e adolescentes nas escolas”, afirma Cristina Keiko, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e sócia do Lugar de Vida.

INFORMAÇÕES
Horários de estágio (1 vaga para cada horário):
Segundas-feiras: das 16h30 às 18h30
Terças-feiras: das 13h30 às 15h30
Quartas-feiras: das 15h às 17h
Quintas-feiras: das 10h às 12h
Terça-feira (mensal): das 9h às 11h (reunião aberta aos educadores)
Período de Inscrição para seleção: até 22 de fevereiro de 2021
Entrevistas de seleção: 01 a 22/02/2021
Resultado: 22/02/2020
Início: 01/03/2021
Término: 02/07/2021
Para mais informações e inscrição, acesse www.lugardevida.com.br

Sobre o Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica

O Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica é uma instituição de referência no tratamento e no acompanhamento escolar de crianças e adolescentes com problemas psíquicos. O tratamento é realizado por meio de atendimentos psicanalíticos individuais e em grupo, em ateliês de escrita, música, contar histórias, culinária, jogos e brincadeiras. O acompanhamento escolar é feito em parceria com profissionais da educação, com a escola e com os professores. São também oferecidos espaços e dispositivos para escutar e acolher os pais em diferentes modalidades de trabalho. O trabalho do Lugar de Vida fundamenta-se na Educação Terapêutica.

Em seus 30 anos de existência, o Lugar de Vida firmou-se ainda como centro de desenvolvimento de práticas clínicas, de pesquisas acadêmicas e de formação de profissionais, pesquisadores e estudantes das áreas da Saúde Mental e da Educação. Também oferece assessoria a instituições.

Em 2021 o Lugar de Vida realiza a quarta edição do Projeto Escolas Protagonistas – Diálogos com o Lugar de Vida para a construção do trabalho inclusivo, dirigido às escolas com interesse em discutir a inclusão de crianças com Entraves Estruturais em sua Constituição Psíquica – EE – nomenclatura proposta em substituição à de Transtornos do Espectro do Autismo – TEA. O objetivo é discutir em conjunto os impasses na escolarização desses alunos, as estratégias pedagógicas para enfrentá-los, as especificidades de sua alfabetização, as formas de sistematizar os conhecimentos e os saberes das equipes escolares e as novas estruturas de equipes de apoio, incluindo os desafios do ensino online e do distanciamento social. O eixo central do projeto é uma metodologia de trabalho em conjunto, uma vez que reunir os profissionais de diversas escolas em encontros de fala, de escuta, de trocas, de elaboração da prática e dos estudos tem promovido a sistematização dos saberes e a construção de práticas criativas cada vez mais consistentes, rumo a uma escola para todos.

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Lugar de Vida oferece formação e estágio em Educação Terapêutica