Produções artísticas documentais são os destaques para embalar seu final de semana.

FEITO EM CASA

Netflix

Direção: vários

O distanciamento não foi uma barreira para algumas produções. Na verdade, ela é o tema de algumas, como essa série de 17 ecléticos curtas-metragens produzidos durante a quarentena por cineastas de todo o mundo, todos 100% filmados sem sair de casa. Entre os diretores estão nomes como a libanesa Nadine Labaki, o francês Ladj Ly e o italiano vencedor do Oscar Paolo Sorrentino, além de nomes famosos de Hollywood, como Maggie Gyllenhaal e Kirten Stewart, o que garante uma diversidade de situações para quebrar o tédio do isolamento que vivemos no momento.

HUMANO – UMA VIAGEM PELA VIDA

Amazon Prime

Direção: Yann Arthus-Bertrand

Com testemunhos e imagens aéreas exclusivas, o introspectivo documentário aborda quem somos hoje em dia. Não só como comunidade, mas como indivíduos. Através das guerras, discriminações e desigualdades, confrontamos a realidade que também contempla discursos de solidariedade. Uma reflexão do futuro que queremos para nós, seres humanos, e o planeta.

O documentário traz resumos de duas mil entrevistas realizadas em 63 países pelo fotógrafo, diretor e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand, com depoimentos de refugiados sírios, veteranos de guerra dos Estados Unidos, condenados à pena de morte, camponeses, aborígenes, entre outras pessoas que nos permitem expandir nossos pontos de vista.

O SUSHI DOS SONHOS DE JIRO

Amazon Prime | Netflix

Direção: David Gelb

Jiro Ono, 85 anos, é um especialista em sushi que trabalha incansavelmente no seu restaurante, Sukiyabashi Jiro. Yoshikazu, filho de Jiro, enfrenta o desafio de assumir o comando do renomado, minúsculo e caríssimo estabelecimento e deixa o pai livre para dedicar-se ao seu objetivo de vida: criar o sushi perfeito. A iguaria se tornou lendária em Tóquio. O filme é um emocionante registro da conexão entre comida, família e trabalho.

MINIMALISM: A DOCUMENTARY ABOUT THE IMPORTANT THINGS

Netflix
Direção: Matt D’Avella

Como sua vida pode ser melhor com menos? Minimalismo: um documentário sobre as coisas importantes examina os muitos sabores do minimalismo, levando o público à vida de minimalistas de todos os tipos – famílias, empreendedores, arquitetos, artistas, jornalistas, cientistas e até um ex-corretor de Wall Street – todos se esforçando para viver uma vida significativa – com menos.

Documental