Veteranos reforçam mito com álbuns memoráveis e especiais para sua playlist

BLACK SABBATH

Birminghan, Inglaterra, 4 de fevereiro de 2017: pela última vez, Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra) e Geezer Butler (baixo) subiram juntos no palco para o show que marcou a despedida da banda. O quarteto foi completado pelo baterista convidado, Tommy Clufetos – Bill Ward, um dos fundadores do grupo, ficou de fora do derradeiro show por desacordos contratuais. A apresentação fechou a turnê The End (fim, em inglês) e foi reexibido em setembro de 2017 em forma de documentário, com imagens de bastidores e depoimentos, em mais de 1,5 mil salas de cinema do planeta. Com 49 anos de carreira (1968-2017), a Black Sabbath gravou 19 álbuns em estúdio e sete ao vivo.

THE ROLLING STONES

Não é de hoje que a pirataria costuma embaraçar os lucros das gravadoras. Já faz décadas que circulam pelo mundo afora as gravações dos Rollings Stones na Rádio BBC entre 1963 e 1965. A própria banda prometido que empacotaria esse material e lançaria em forma de um álbum duplo. A entrega chegou com ‘On Air’, que reúne todas as primeiras canções apresentadas pelo quinteto como ‘Ain’t That Loving You baby’, ‘Crackin’Up’, ‘Memphis, Tennessee’, ‘Roll Over Beethoven’, entre outras. Destaque, em especial, para ao guitarrista Brian Jones (1942-1969), um dos fundadores do grupo, afastado no ano de sua morte por conta do excessivo uso de drogas.

SHARON JONES

Como um artista atingido por uma doença implacável pode resisti-la, ciente que em breve sua voz pode se calar de vez? Cantando, inclusive. Em 2016, o exemplo mais notório foi David Bowie (1947-2016), que morreu depois de lançar seu último álbum (‘Blackstar’). Em novembro daquele mesmo ano, despediu-se também a cantora Sharon Jones, que não teve tempo para apresentar seu último álbum. ‘Soul of a Woman’ é uma obra póstuma com ingredientes próprios de trabalhos do gênero: letras inundadas de temas sobre mortalidade, com direito à participação de um coral gospel que parece revelar a nova morada de Sharon Jones.

Compartilhar no
Imperdíveis!