As lojas do comércio de Marília estarão abertas neste domingo, dia 22, pela primeira e única vez neste ano, conforme o calendário de funcionamento especial das lojas marilienses, divulgado pela Associação Comercial e de Inovação de Marília. Segundo o presidente da entidade, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, a decisão é dos comerciantes e o combinado aconteceu no ano passado. “Uma experiência interessante, quando o Natal cai num dia próximo ao fim de semana, como é o caso deste ano, quando o Natal será numa terça-feira”, disse o dirigente ao lembrar, que, segunda-feira, dia 23, será o último dia do mês em que as lojas da cidade abrirão até às 22 horas. “Na terça-feira, dia 24, o funcionamento é também até às 17 horas”, alertou ao confirmar o fechamento dia 25, quarta-feira, e o período das 12 às 18 horas, para a quinta-feira, dia 26, no comércio em geral.

O funcionamento das lojas da cidade no domingo divide opiniões, afinal, existe a possibilidade de haver lei federal que dê liberdade para o comerciante abrir quando quiser, desde que, cumpra com a convenção coletiva de trabalho, assinada entre os representantes sindicais de empregadores e empregados. “É uma mudança de cultura”, disse José Augusto Gomes, superintendente da associação comercial de Marília. “Uma tendência que cedo ou tarde acontecerá”, acredita ao considerar válida, pois, assim acontecendo, o lojista terá que ampliar o número de funcionários. “Uma coisa é abrir de vez em quando, e outra a de abrir sempre”, comentou ao observar, por exemplo, o funcionamento nos feriados. “A cada ano aumenta o número de lojas que está abrindo nos feriados, em virtude do e-commerce e da concorrência sem fronteira”, argumentou o dirigente ao lembrar do funcionamento das lojas nos shoppings e galerias que abrem nos feriados.

Carlos Francisco Bitencourt Jorge ao observar o calendário do mês de dezembro lembra que no dia 27 e no dia 30 (sexta-feira e segunda-feira), o funcionamento das lojas volta ao horário habitual, das 8h às 18 horas, enquanto que no dia primeiro de janeiro, quarta-feira, o comércio não abre. “Dia 02, quinta-feira, novamente o funcionamento será meio expediente: das 12 às 18 horas”, explicou o dirigente destacando que os dias: 01 de maio, 25 de dezembro e 01 de janeiro, na convenção coletiva de trabalho está especificando o não funcionamento. “Os outros feriados o comerciante pode abrir”, disse o presidente da associação comercial, ao lembrar da necessidade do cumprimento da convenção. “O mês de dezembro é sempre diferenciado em razão de ser o principal período de vendas do varejo, que este ano está forte e devemos ter uma elevação superior aos 10% no comparativo com o ano passado”, comentou o dirigente mariliense.

CALENDÁRIO DE 2025 – Nos próximos dias a associação comercial de Marília distribuirá o calendário impresso da temporada de 2025. Os dias especiais de atendimento estarão assinalados e deve ser de conhecimento dos comerciantes, comerciários e consumidores. Através da parceria com a empresa de Internet, Way, serão distribuídos 15 mil exemplares. “Vamos entregar gratuitamente para os interessados, que poderão pegar em nossa sede”, falou José Augusto Gomes, que disponibilizará no portal da entidade, para ser impresso a qualquer momento. “Além disso, mensalmente encaminhamos o calendário do mês com as nossas atividades”, completou.

Compartilhar matéria no
Natal dos Sonhos: lojas abrem neste domingo, dia 22, até às 17 horas em Marília para que os consumidores possam concluir suas compras com mais tranquilidade