Os pratos de colher são uma das receitas de inverno mais completas e até saudáveis. Isto é porque pratos de colher são ricos em vegetais, legumes e tubérculos. Por isso, tornam-se as receitas perfeitas para consumir nesta época do ano. Além disso, estes pratos são muito tradicionais em Espanha pelo que, longe das tendências culinárias, os pratos à colher costumam ter um alto valor nutricional e muitos deles são o que é conhecido como “usar placas”com o que estamos olhando para a nossa economia.
Quais benefícios os pratos de colher oferecem?
Estas são receitas muito benéficas para o nosso corpo. Eles incluem proteínas como as de legumes, carne ou peixe, vitaminas e minerais de vegetais. essas placas contêm numerosos macronutrientes e micronutrientes essencial para o bom funcionamento do organismo.
Este tipo de prato fornece a energia necessária e ajuda a ter digestões lentas que o mantêm saciado por mais tempo. Se há alguém que busca emagrecer, esses pratos não devem ser eliminados da dieta, mas sim Preste atenção especial aos ingredientes que os compõem. A chave é eliminar, sobretudo, a gordura derivada dos enchidos: morcelas, chouriços, butifarras…
- Sopa de alho ou sopa castelhana
De origem humilde, este prato é muito comum no campo, onde é até servido no café da manhã. Tradicional, reconfortante e feita com alimentos tão naturais como pão, alho, colorau, ovo e azeite, a sopa de alho é uma óptima opção para tornar as baixas temperaturas mais suportáveis. Não há nada melhor para jantar depois de um dia frio. Se procura um toque de originalidade no prato, pode também adicionar cogumelos para lhe dar um toque especial.
- Sopa de frango, cogumelos e noz-moscada
Um prato de colher quente para combater os primeiros dias de frio. Feito com carnes magras, como frango e galinha, junto com legumes e um toque de cogumelos. Além disso, com uma contribuição extra de energia e cremosidade proporcionada pela gema de ovo e creme líquido. A combinação geral de todos os ingredientes resulta em uma combinação perfeitamente deliciosa.
A sua ingestão calórica é elevada, pelo que é perfeita para enfrentar os invernos mais frios e para nos carregue com energia e ser capaz de enfrentar qualquer tipo de atividade física. Há que pensar que é um prato tradicional da Estremadura e, quando faz frio, faz muito frio.
Eles não têm muito segredo além de quanto mais dias tiver o pão que usamos, melhor e que podemos personalizá-lo a gosto. Presunto, chouriço, morcela, toucinho e/ou alho-poró costumam ser os acompanhamentos mais comuns, mas também há quem os coma com uvas, ovos estrelados e até sardinhas.
Mais uma receita perfeita para encher de vitalidade durante o inverno. Simples de preparar, são também muito nutritivos e embora o seu modo de preparação tradicional inclua normalmente carne, chouriço, toucinho e morcela, também pode ser preparado na sua versão vegetariana, substituindo os “sacramentos” pelos vegetais. As lentilhas têm centenas de opções de preparo, mesmo no verão, são um complemento ideal para saladas.
Esta receita não vai deixar ninguém indiferente, é simples, rápida de fazer e deliciosa. O mais importante é ter uma matéria-prima de altíssima qualidade, e aí tudo será para aproveitar. Claro que pode ser acompanhado por umas boas batatas fritas à moda rústica.
- Eensopado de borrego com pimentos
Este é um guisado que se cozinha em lume brando e com paciência. E o resultado é este guisado delicioso que vai fazer mais do que um de vocês lamber os dedos. É perfeito para um fim de semana de outono ou inverno.
Consiste num guisado do qual se obtém um preparado de carne desfiada no seu sumo. Muito apreciada nas Ilhas Canárias, esta receita de carne com leguminosas pode ser utilizada em infinitas preparações, como recheio de tacos ou panquecas, hambúrgueres, carne para croquetes, massas ou até cobertura de pizza.
Qualquer ensopado de leguminosas fica muito mais rico de um dia para o outro e, claro, é sempre bom aproveitar para preparar mais e congelar durante toda a semana. Se você gosta de algo mais leve, pode pular o bacon; um sabor semelhante será alcançado apenas com páprica.
- Grão de bico com bacalhau e acelga
Uma forma leve de consumir leguminosas com uma receita que as nossas mães e avós já preparavam, o clássico ‘Cozido da Semana Santa ou da Vigília’. Uma forma mais leve de comer leguminosas, juntamente com peixe e legumes.
Como em quase todas as receitas tradicionais, em cada casa existe uma forma de preparar o cozido. Os puristas colocarão frango em vez de frango -este último mais suculento e macio, mas com menos sabor-, alguns usarão bacon, outros bacon ou papada e haverá quem use a bola ou bola de recheio feita com ovo e carne picada.
- Creme de Cenoura, Laranja e Caril
É uma receita muito leve, pois para suavizar o sabor do creme não foi necessário adicionar leite, creme ou queijo. Conseguirá o mesmo efeito com o caldo de legumes e a cebola salteada.
Esta receita ancestral e restauradora onde existem pertence à família dos ensopados. Pode ser preparado de várias maneiras e com diferentes graus de contundência. Para completar esta receita, o ideal é juntar presunto, vitela, chouriço e grelos.
A porrusalda com bacalhau é um prato muito famoso no País Basco que sabe bem depois dos excessos das festas. Fica uma delícia e é um prato econômico e fácil de preparar.
1