
Ossos achados no fundo do mar entre China e Taiwan reacendem o debate sobre o Grande Dilúvio e ‘seres gigantescos’ descritos na Bíblia Reprodução/Universidade de Tóquio
Restos mortais de um humano extinto, descobertos no fundo do Canal de Penghu, entre Taiwan e a China continental, reacenderam o debate sobre o Grande Dilúvio e “seres gigantescos” descritos na Bíblia.
De acordo com os pesquisadores que analisaram os restos mortais, os ossos das pernas pertenciam a denisovanos, um antigo grupo humano que se separou da linhagem dos neandertais há cerca de 550 mil anos e que habitou vastas áreas do leste da Ásia.. Os fósseis incluem parte de um fêmur e um osso da canela (tíbia).
Os cientistas estimaram que o indivíduo representado pelo fêmur tinha cerca de 1,80 metro de altura e pesava 83 kg.
O indivíduo representado pelo osso da canela pode ter atingido aproximadamente 1,90 metro e pesado 91 kg, tornando-o substancialmente mais alto do que o homem médio atual, que mede 1,75 metro.
Suas dimensões extraordinárias levaram o pesquisador independente Jimmy Corsetti a sugerir que os denisovanos podem ter inspirado histórias sobre os nefilins, seres misteriosos mencionados na Bíblia e frequentemente interpretados como “gigantes”, contou reportagem no “Daily Mail”. Muitos textos e traduções antigas traduzem a palavra como “gigantes” devido à influência da Septuaginta (tradução grega antiga do Antigo Testamento)
O fato de os fósseis terem sido recuperados do fundo do mar também alimentou sua especulação ligando-os ao relato bíblico do Grande Dilúvio.
“Nova descoberta indica que os denisovanos eram até 20 cm mais altos do que o homem médio de hoje”, postou Corsetti no X. “Já perguntei antes e pergunto novamente: seriam os denisovanos os “gigantes nefilins” descritos na Bíblia? Aliás, os ossos descobertos foram encontrados no FUNDO DO MAR! Puxa, quase como se um Grande Dilúvio tivesse realmente acontecido… (e aconteceu, independentemente de esses ossos serem de um período diferente)”, acrescentou ele.
Os nefilins (em hebraico, “os caídos”) são mencionados duas vezes no Antigo Testamento: primeiro em Gênesis 6:4, pouco antes do relato do Grande Dilúvio, e novamente em Números 13:33.
Eles são descritos de forma mais detalhada nos capítulos 6 a 15 do Livro dos Vigilantes, a primeira seção da antiga obra religiosa conhecida como 1 Enoque. O relato diz que anjos caídos, chamados de Vigilantes, tomaram esposas humanas, as quais deram à luz gigantes enormes e violentos que trouxeram caos e derramamento de sangue à Terra.
Diz a crença também que Deus acabou condenando os Vigilantes e os gigantes, enviou um grande dilúvio para purificar o mundo e declarou que os espíritos dos gigantes mortos permaneceriam na Terra como espíritos malignos.
Pesquisadores afirmaram os achados indicam que denisovanos de Taiwan levavam vidas de alta mobilidade, semelhantes às dos primeiros humanos modernos. Há, ainda, a possibilidade de que os denisovanos tenham adquirido essa característica por meio do cruzamento com o Homo sapiens, uma vez que evidências genéticas mostram que os grupos trocaram DNA no sul da Ásia.
No entanto, a equipe ressaltou que serão necessários mais fósseis e evidências genéticas de denisovanos para explicar essa característica incomum e determinar se corpos de grande porte eram comuns em toda a população.
Com informações de EXTRA
