Nos bastidores do transporte marítimo global, um colosso da engenharia rouba a cena: o RT-flex96C-14, o maior motor a diesel do mundo. Com 28 metros de comprimento, 14 metros de altura e uma potência de 109.000 HP, esta máquina impressionante move embarcações gigantes como o Emma Mærsk, redefinindo o que é possível na logística marítima.
Produzido pela Wärtsilä-Sulzer, o motor entrou em operação em 2006, superando o seu antecessor, o Wärtsilä-Sulzer RTA96-C, com avanços em tecnologia e eficiência. Sua potência é sete vezes maior que a dos motores do Titanic, que geravam cerca de 15.000 HP.
Uma obra-prima da engenharia
O RT-flex96C-14 é um motor turboalimentado de 14 cilindros e dois tempos, projetado para movimentar embarcações que transportam até 11.000 contêineres. Pesando cerca de 2.300 toneladas, seu tamanho monumental equivale a um prédio de quatro andares.
Apesar do gigantismo, o motor é surpreendentemente eficiente. Ele gera sua potência máxima de 80.080 kW a apenas 102 RPM, consumindo 171 g/kWh de combustível a plena carga – um exemplo de equilíbrio entre força bruta e eficiência.
Fonte: Surgiu
Fonte Diário Brasil Noticias