Está comprovado que a aromaterapia ajuda a pessoa ter mais qualidade de vida reduzindo a ansiedade, insônia, aumenta a imunidade, entre outros benefícios. E pensando nisso, a empresa AROMAMOR desenvolveu uma terapia com essências que acolhem o enlutado em todos os processos fúnebres desde os primeiros momentos da perda de um ente querido, onde começa no atendimento na funerária, no velório, finalizando nas cerimônias da última despedida.
A especialista em tanatologia e ritos fúnebres Mylena Cooper pesquisou e estudou todos os processos que envolve a aromaterapia dentro do luto bem como a psicologia aliada a neurociência, do efeito dos aromas essências no cérebro e descobriu que é possível utilizar óleos essenciais dentro das estruturas funerais para amenizar o sofrimento do enlutado.
Mylena Cooper conta que “ A prática vem de encontro com o cuidado ao enlutado, visto que nesse momento ele está sensível às emoções, que causam danos físicos, como dores corporais, enxaquecas, pressão alta, arritmia, palpitações, ansiedade, depressão, pânico, entre outros sintomas psicossomáticos”, comenta.
As essências utilizadas pela AROMAMOR foram selecionadas para atender a diversos tipos de luto: luto por suicídio, luto por perda precoce, por perda natural e por morte violenta. Ou seja, variam de acordo com a necessidade da família que está sendo atendida. “Algumas essências como para “luto por suicídio” ajudam a aliviar a culpa, sentimento tão presente nesse momento, que sabemos que jamais deveria existir, mas é característico dessa perda. A outras essências tem efeitos sedativos, em casos de perdas traumáticas e choques emocionais”, explica Mylena.
O olfato é o único sentido humano que tem ligação direta com o cérebro, com o Sistema Límbico, uma espécie de rede neuronal central que se divide entre emoção e motivação e por conta disto é responsável pelos sentimentos, as emoções tais como: medo, raiva, dor, prazer, alegria, afetos e outros, as memórias, o aprendizado e a energia física. E a absorção dos aromas, dos óleos essenciais, através do Sistema Límbico dispara neuroquímicos específicos que podem ter ação sedativa, relaxante, estimulante ou mesmo euforia.
Como funciona?
Os óleos são adicionados na água, dentro de um difusor aromático ultrassônico onde propaga o aroma no ambiente por até 8 horas.
Vale lembrar que não tem nada igual no Brasil, um kit de óleos essenciais específicos para pessoas enlutadas. Os kits serão lançados na feira funerária que ocorrerá em Campinas, dos dias 15 a 17 de março, a EXPONAF.