
(Reprodução: Metrópoles)
A Justiça do Rio de Janeiro determinou a devolução do Palácio do Grão-Pará, em Petrópolis, ao príncipe Dom Pedro Tiago de Orleans e Bragança após o descendente de Dom Pedro II relatar ter sido impedido de entrar no imóvel e encontrar as fechaduras trocadas.
A decisão foi assinada pelo juiz Adriano Loureiro Binato de Castro, da 2ª Vara Cível de Petrópolis.
De acordo com a ação apresentada pela defesa do príncipe, ele mora no imóvel desde 1980 e exerce a posse do local há mais de quatro décadas.
Segundo Dom Pedro Tiago, ele autorizou a realização de um evento da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura no palácio em 5 de junho, o que teria provocado reação contrária da Companhia Imobiliária de Petrópolis, empresa proprietária do imóvel.
O príncipe relatou à Justiça que, após o episódio, saiu de casa para praticar exercícios físicos e, ao retornar, foi impedido de entrar por seguranças contratados pela companhia.
O herdeiro de Dom Pedro II sustenta ainda que policiais militares foram acionados e o conduziram à delegacia para prestar esclarecimentos. Ao voltar ao imóvel, ele afirma ter constatado que as fechaduras haviam sido substituídas e que continuava impedido de acessar a residência.
Ao conceder a liminar, o magistrado entendeu que havia elementos suficientes para determinar a devolução da posse ao príncipe. O juiz destacou que a própria companhia reconhece que o imóvel é ocupado há muitos anos por integrantes da família imperial.
COM INFORMAÇÕES DE NAÇÃO JURÍDICA
Fonte: Diário Do Brasil
