Depois de ciclone-bomba, ventania com tempestade de areia, o Brasil recebe mais um fenômeno meteorológico marcante: uma forte massa de ar frio polar no inverno. A frente fria tem provocado chuvas, temperaturas abaixo de 0 ºC, granizo e neve, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do País. Esta é a terceira vez que a o frio ocorre em 2020, mas a primeira com essa proporção e intensidade. De acordo com o Climatempo, “dificilmente o Brasil poderá experimentar outra onda de frio como esta ainda este ano”.

A forte frente fria que entrou no Brasil deixa o Estado de São Paulo em alerta para o frio intenso e chuva volumosa até domingo Até lá, temperaturas abaixo dos 10°C devem ser observadas na madrugada e início da manhã em praticamente todo o Estado.

A combinação do céu nublado, chuva e muito ar frio produz grande sensação de frio para os paulistas especialmente nesta sexta-feira, 21.

Em Marília, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social informou que, devido à onda de frio dessa semana, está intensificando a abordagem, o acompanhamento sistemático e encaminhamentos de pessoas em situação de rua para a Casa Cidadã para pernoites, banho e refeições, alem de distribuição de cobertores. A secretaria, porém, lamenta que infelizmente muitos não aderem aos serviços ofertados pelo município e acabam preferindo ficar nas ruas.

Além do Centro Pop, Casa Cidadã, Fumares, serviços de passagem social para migrantes e Restaurante Bom Prato, a Prefeitura conta com duas equipes de abordagem social, realizando a busca ativa e encaminhamento, além do Consultório na Rua, que realiza ações de saúde exclusivas para essas pessoas. 

Caso a população identifique a necessidade de fazer algum encaminhamento, o telefone da abordagem social é (14) 99774-4629 (até às 19h). Já a Casa Cidadã fica na rua Paraíba, 674, no bairro Banzato; e o endereço do Centro Pop é rua 4 de abril, 763, das 8h às 13h.

Compartilhar matéria no
Onda de frio derruba temperaturas e Marília intensifica ações para moradores de rua