Um novo relatório do Kaspersky Safe Kids relevou os temas que mais interessam às crianças na internet nas férias de verão. A apuração de abrangência global mostrou que o ex-presidente norte-americano Donald Trump foi a personalidade mais procurada em ferramentas de busca, à frente de celebridades como a atriz Emma Watson e o empresário Elon Musk. Já a principal atividade praticada pelos pequenos na web foi assistir a vídeos no YouTube, seguida pelos jogos eletrônicos e traduções de idiomas.
A análise da empresa de cibersegurança Kaspersky foi feita com base em dados anônimos de comportamento do Kaspersky Safe Kids, programa de segurança para controle parental na web. As informações foram fornecidas voluntariamente por usuários do produto e são referentes ao período de 20 de dezembro de 2020 a 10 de janeiro deste ano. Foram reunidos metadados anonimizados via Bing, Google, Mail.ru, Yahoo!, Yandex e YouTube, tanto em dispositivos móveis quanto em desktops.
Com esses dados, a Kaspersky listou as atividades mais praticadas pelos menores na internet. Pouco mais de duas a cada dez solicitações de uso (21%) foram para o YouTube. Em segundo lugar ficaram os jogos eletrônicos (15%), seguidos das ferramentas de tradução de idiomas (11%), plataformas de comunicação (10%) e de música (9%) .
No YouTube, as pesquisas mais frequentes foram sobre games (37%). As crianças procuraram canais de streaming de jogos variados (39%), e, principalmente, do Minecraft (19%). Os outros jogos mais procurados na rede social foram Among Us, Brawl Stars e Gacha Life.
A segunda categoria de busca mais importante no YouTube foi relacionada a influenciadores ou canais de assuntos específicos. Por exemplo, o tópico “faça você mesmo” se tornou muito popular entre as crianças, o que se comprova pelas três principais solicitações de canais, como 5-Minute Crafts , 123 GO! e Troom Troom .
O terceiro tópico de busca mais popular no YouTube foi a música. Os artistas mais procurados foram as bandas de K-pop BlackPink e BTS; as cantoras Ariana Grande e Billie Eilish; e o rapper Travis Scott. As canções mais ouvidas foram ‘Baby Shark’, ‘Dance Monkey’ e ‘Savage Love’.
Além de músicos e influenciadores, as crianças investigaram outras personalidades. O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump ocupou o primeiro lugar nas solicitações das crianças. Trump ficou à frente de celebridades como a atriz Emma Watson e o empresário Elon Musk.
Outro interesse frequente foi sobre o TikTok. As crianças procuraram pelos temas “diversos do TikTok”, determinados “TikTokers” e “como alterar os modos restritos no TikTok”. Além disso, o desafio mais popular foi “tente não rir” (em inglês, “try not to laugh”), que também foi pesquisado com frequência em alemão: “versuche nicht zu lachen”.
“Nosso objetivo com este tipo de levantamento é ajudar pais e filhos a terem mais interações e oportunidades para conversarem sobre comportamentos seguros na internet. Vamos ver as oportunidades! Caso a criança se interesse pelo tema ‘faça você mesmo’, isso demostra que ele(a) gosta de trabalhos manuais e esta é uma ótima atividade para se fazer em companhia. Já o jogo Gacha Life promove a habilidade de contar histórias e você pode criar alguma que envolva hábitos seguros – tanto na vida real quanto na internet. A paternidade e a maternidade nos mostram que aprendemos muito observando nossas crianças, portanto, vamos aprender também sobre educação digital infantil”, afirma Fabiano Tricarico, diretor de vendas de varejo da Kaspersky na América Latina.
Sobre a pesquisa
O relatório da Kaspersky é baseado em metadados anonimizados, fornecidos voluntariamente por usuários do aplicativo Kaspersky Safe Kids, no período de 20 de dezembro de 2020 a 10 de janeiro de 2021. A apuração abrange as buscas feitas por crianças via Bing, Google, Mail.ru, Yahoo!, Yandex e YouTube mais de 1.000 vezes durante esse período. A popularidade foi calculada pelo número de vezes que cada consulta foi feita, sem dividir por região e idioma.
Sobre a Kaspersky
A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 250.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais em https://www.kaspersky.com.br .

Compartilhar no
Bombou na internet: Donald Trump mais popular que Emma Watson entre as crianças
Donald Trump,G7