Estamos assistindo e vibrando com os vários jogos do Campeonato Mundial de Futebol FIFA de 2022 no Qatar e torcendo entusiasticamente pela nossa brilhante Seleção Brasileira, a qual, além de ter jogadores competentes que estão encantando o mundo com os seus espetaculares dribles e fantásticos gols, também consigam o belo feito de sagrarem-se vitoriosos e serem Campeões do Mundo, trazendo o Hexa para o nosso amado Brasil.
Nesse contexto de Copa, podemos tirar belas lições e grandes aprendizados:
1- Quando da Preparação trabalho exemplar conduzido por Equipe de Alta Performance, excelente gestão: planejamento completo, organização detalhada e flexível, direção firme e focada, execução rígida e coordenada, controle ao longo de todas as etapas do processo, constatando o executado conforme previsto.
2 – Quando da Realização da Partida – momento emocionante com o estádio totalmente lotado pelo público e entram o juiz e auxiliares, os jogadores de cada time, sendo ovacionados pelas respectivas torcidas. Emocionados e orgulhosos cantam os Hinos Nacionais de cada time. Começa o jogo e em campo ressalta o respeito, a ética, a disciplina, o profissionalismo, o engajamento, a motivação, a alegria e a tristeza, a euforia e a decepção, o sentimento de derrota, empate, vitória e a grandiosidade de cada espetáculo, com o coroamento de um evento feito, espetacularmente muito bem feito.
Com o foco, ainda, na partida podemos absorver novas lições: no jogo não tem espaço para “amadores”, somente “excelentes profissionais”; somos todos falíveis, portanto, admitem-se reservas para as substituições quando requeridas; a partida tem organizadores, colaboradores, jogadores, juiz, auxiliares, tem “VAR”, tem público presente e virtual, tempo, regras…
Assistindo atento a partida, observa-se, ainda, mais uma bela lição, a de que nenhum jogador no banco de reservas consegue marcar gol, e fazendo a devida transferência podemos concluir que durante o jogo da vida, somos convidados, continuamente, a estarmos antenados, plugados, conectados, inteiros e plenos nos diversos “campos”, “jogando” com mestria, fazendo o nosso melhor, assumindo e chamando para si toda a responsabilidade para desempenhar o “jogo” com excelência, marcando gols com brilhante competência e desempenho.
Quando da Finalização do Espetáculo – gratidão a todas as pessoas – atores da Copa: organizadores, colaboradores, jogadores, profissionais das mais variadas especialidades, público presente nos estádios e em seus lares, trabalho, bares etc. que contribuiram “assentando” o seu “tijolo” com argamassa de amor para espetáculo tão grandioso, enriquecedor e realizador.
João Paulino Quartarola é graduado em Matemática, Administração de Empresa, Economia, Pedagogia, Especialista em Psicanálise Clínica. Atuo como Consultor e Mentor na área Organizacional, e como Psicanalista na área de Desenvolvimento Humano.
JPQPsicanalista
YouTube – João Paulino Quartarola