Os riscos foram identificados por veterinários norte-americanos. Testes foram realizados para verificar a toxicidade da fruta aos cães
Quem tem pet em casa deve ficar alerta com uma fruta que, se oferecida ou acidentalmente ingerida, pode ser mortal aos cães: a uva.
De acordo com o hospital veterinário Grady, em Cincinnati, nos Estados Unidos, acidentes com a fruta costumam ser mais frequentes em casas com crianças. Isso porque os pequenos, ao se deliciarem com as uvas, tendem a deixá-las cair no chão, atraindo os pets.
Para identificar o real risco do insumo aos cães, três especialistas realizaram testes e constataram que o ácido tartárico e o bitartarato de potássio, compostos tóxicos aos peludos, estão presentes nas uvas.
“Percebemos que o ácido tartárico e o bitartarato de potássio estão em altas concentrações nas uvas e que os cães são de uma espécie que demonstrou ser sensível aos compostos”, explicou uma das autoras da pesquisa, a veterinária Colette Wegenast.
Quando expostos aos compostos, os cachorros podem sofrer de insuficiência renal aguda. A doença acomete o funcionamento dos rins dos peludos, fazendo com o que o órgão pare repentinamente de filtrar os resíduos do sangue.
Isso significa que qualquer pessoa que coma uvas perto de cães deve ter cautela para não deixá-las cair no chão.