A sessão realizada na noite desta segunda-feira (2) foi a última antes do início da ‘janela partidária’, que começa nesta quinta (5) e termina apenas no dia 3 de abril. Apenas neste período, os vereadores podem trocar de partido sem risco de perda do mandato por infidelidade, a tempo de estarem aptos para as eleições que acontecem em 4 de outubro.
Dois dos treze vereadores da atual legislatura já manifestaram publicamente em qual legenda prosseguirão seus mandatos, em busca de reeleição.
DE SAÍDA / Ainda em janeiro, deste ano, João do Bar anunciou que trocaria o Partido Humanista da Solidariedade (PHS) pelo Partido Progressista (PP).
O outro é Albuquerque, que desde o ano passado já avisava estar de saída do Republicanos (antigo Partido Republicano Brasileiro, o PRB) e deve pousar, já nos próximos dias, no ninho tucano.
EQUILÍBRIO / A considerar apenas estas duas mudanças, o equilíbrio de forças da situação e oposição na atual legislatura não sofrerá alteração. Em ambos os casos, trataria-se apenas da mudança de partido, pura e simples.
Governista, João do Bar não teria espaço no PHS, incorporado desde setembro de 2019 ao Podemos que, em Marília, é o principal partido de oposição, coordenado pelo ex-prefeito e ex-deputado Abelardo Camarinha, que também anunciou que disputará a prefeitura.
Situação inusitada, no entanto, é de Albuquerque. Uma vez que se filie ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), formará a maior bancada desta legislatura ao lado dos tucanos Delegado Wilson Damasceno e José Luiz Queiroz.
Embora venha ocupar a legenda do prefeito, do qual é líder no Legislativo, Albuquerque terá que conviver com a oposição a Daniel Alonso dentro do próprio ninho.
A situação é a mesma no Partido Liberal (PL). Enquanto a Professora Daniela compõe a base de apoio, Luiz Eduardo Nardi atua na oposição. Evandro Galete, embora filiado ao Podemos, atua como governista.
GOVERNO E OPOSIÇÃO / Além de Nardi, Damasceno e Queiroz, a oposição é composta ainda por Danilo da Saúde (PSB) e, ocasionalmente, por Maurício Roberto (PP).
Apoiam o Governo Daniel os vereadores Cícero do Ceasa (PV), Evandro Galete (PODE), João do Bar (PHS), Albuquerque, Marcos Custódio (PSC), Mário Coraíni Junior (PTB), Professora Daniela (PL), além do presidente da casa, Marcos Rezende (PSD).