Foto: Edilson Rodrigues/ Agência Senado e André Borges/ EFE

O senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece numericamente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma simulação de segundo turno para a Presidência da República entre os eleitores de Minas Gerais. Segundo a nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (28), Flávio tem 46% das intenções de voto, enquanto Lula registra 44%.

Apesar da vantagem numérica do candidato do PL, a diferença está dentro da margem de erro do levantamento, caracterizando empate técnico.

O resultado representa uma mudança em relação às pesquisas anteriores. No fim de agosto, Lula aparecia com 46%, contra 42% de Flávio. Na primeira quinzena de setembro, o petista tinha 46% e o senador, 45%. Agora, Flávio aparece pela primeira vez numericamente à frente nesse cenário, enquanto Lula recua para 44%.

Disputa no primeiro turno também é acirrada

No cenário de primeiro turno, Lula aparece com 39%, enquanto Flávio Bolsonaro registra 37%. Os dois estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro.

Na sequência aparecem Augusto Cury (Avante), com 5%, Romeu Zema (Novo), com 4%, e Ronaldo Caiado (PSD), com 3%. Renan Santos (Missão), Samara (UP) e Rui Costa Pimenta (PCO) registram 1% cada.

Outros candidatos citados pelos entrevistados não alcançaram 1%. O levantamento aponta ainda 5% de votos brancos ou nulos e 3% de indecisos.

Diferenças entre grupos do eleitorado

O levantamento também mostra diferenças no comportamento eleitoral conforme o perfil dos entrevistados.

Entre as mulheres, Lula aparece à frente de Flávio, por 44% a 30%. Entre os homens, o cenário se inverte: Flávio registra 43%, contra 33% de Lula.

A pesquisa também identificou forte associação entre as intenções de voto para governador e presidente. Entre os eleitores que declararam preferência por Cleitinho Azevedo (Republicanos) para o governo de Minas, 59% também disseram votar em Flávio para presidente, enquanto 22% escolheriam Lula.

Já entre os eleitores de Patrus Ananias (PT), 87% declararam intenção de votar em Lula, contra 6% em Flávio. No eleitorado de Alexandre Kalil (PDT), Lula aparece com 64%, ante 13% do candidato do PL.

Avaliação do governo Lula

A pesquisa também mediu a avaliação do governo federal entre os mineiros. 35% classificam a administração Lula como ótima ou boa, enquanto 41% a consideram ruim ou péssima. Outros 22% avaliam o governo como regular e 2% não opinaram.

Quando questionados especificamente sobre o trabalho de Lula como presidente, 46% aprovam e 51% desaprovam, enquanto 4% não responderam.

Metodologia

O Datafolha entrevistou 1.204 eleitores de Minas Gerais, presencialmente, entre 22 e 24 de setembro de 2026, em 55 municípios.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento considera eleitores mineiros com 16 anos ou mais, de diferentes regiões do estado.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números MG-07400/2026 e BR-06824/2026.

Fonte: Terra Brasil

Compartilhar matéria no
No momento, você está visualizando ELEIÇÕES 2026: Flávio Bolsonaro passa Lula em cenário de 2º turno em Minas Gerais, aponta Datafolha