É o capim comendo a vaca ou o poste urinando no cachorro. Está tudo invertido. E agora a União Brasileira dos Escritores publica uma nota em apoio à decisão arbitrária e ilegal no deputado federal Daniel Silveira, do PSL. E a nota é assinada por ninguém menos que o próprio presidente da UBE, Ricardo Ramos Filho, neto do consagrado escritor Graciliano Ramos.
A questão é que não concordamos também com os comportamentos e atitudes do deputado. Porém, a Constituição lhe garante direitos que estão sendo anulados. O STF está, como no caso dele e em outros passados (como da censura à revista Cruzoé e inquérito das Fake News, que não há legislação sobre o tem), oferecendo a denúncia, julgando, condenando e prendendo.
E o pior, tudo ao mesmo tempo. Sem o direito que ele tem de foro privilegiado, o crime alegado não é hediondo, inafiançável e não houve flagrante delito. Sem falar que vivemos numa democracia (ameaçada) que nos dá liberdade de expressão. Depois, se existe parte ofendida, ela que tome as providências legais. Mas para piorar ainda mais, a nota é de uma pessoa estudada, que representa uma entidade de letrados, e usa o velho discurso das ditaduras que “tudo está sendo feito pelo bem da democracia”. Veja a nota!

“ UBE: Apoio à Democracia e pela punição exemplar do deputado Daniel Silveira
O Deputado Federal Daniel Silveira, do PSL, conhecido por ter quebrado placa que homenageava Marielle Franco, manifestou-se ontem de forma acintosa, via YouTube, ameaçando o STF (Supremo Tribunal Federal), o Congresso e a própria democracia, clamando por um novo AI5. Foi imediatamente preso em flagrante, por ordem do Ministro Alexandre de Moraes. Aguarda decisão do Legislativo, que deverá manter ou suspender a prisão do infrator, que reiteradas vezes afrontou as mais básicas leis da Constituição Federal.

A UBE (União Brasileira de Escritores), no atributo de suas prerrogativas estatutárias, que a posicionam sempre intransigentemente em favor das liberdades democráticas, manifesta-se em apoio às instituições ofendidas, exigindo punição exemplar do responsável. Não podemos aceitar, e não aceitaremos, quaisquer posicionamentos que ameacem nossa jovem democracia.

Ricardo Ramos Filho
Presidente UBE (União Brasileira de Escritores)
ube.presidente@gmail.com”

Compartilhar matéria no
União Brasileira de Escritores apoia prisão arbitrária de deputado