O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, Rinaldo José Traskini, está informando os comerciantes da cidade, que as lojas da cidade não abrirão no período da noite, até as 22 horas, na próxima sexta-feira, dia 09, como sempre acontece em razão do Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de Outubro, segunda-feira. Segundo o dirigente pompeiano o Decreto do Governo do Estado, que segue o Plano São Paulo de flexibilização da pandemia da Covid-19, não permite abertura das lojas em período superior a 8 horas. “Estamos na Fase Três, a Amarela, que não autoriza o funcionamento do comércio, mais de oito horas”, enfatizou o dirigente ao esclarecer a dúvida de muitos, que vinham questionando o funcionamento no período da noite.

Rinaldo José Traskini, inclusive, alertou para o fato de que as lojas de Pompeia esta semana ficaram com menos um dia para as vendas. Dia 07, quarta-feira, foi celebrado o feriado municipal em homenagem a padroeira da cidade, Nossa Senhora do Rosário. “Com todo respeito ao feriado religioso, mas saímos em desvantagem, afinal, somente a cidade de Pompeia é que ficou sem vendas na quarta-feira”, falou o dirigente ao lembrar da necessidade das lojas venderem para a superação da crise. “Sem vendas nenhuma loja se mantém”, disse ao mostrar o ponto de vista empresarial. “Compreendo e respeito o feriado municipal, tanto que as lojas estiveram fechadas na quarta-feira e estarão fechadas na segunda-feira também”, lembrou ao dizer que no dia 12 é feriado nacional, em homenagem a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. “Dois dias sem vendas”, contabilizou ao imaginar que por ser quarentena, e o fechamento compulsório que ocorreu, os feriados poderiam ser suspensos neste período. “Mas não foi o que aconteceu”, ressaltou.

No sábado dia 10 as lojas da cidade de Pompeia funcionarão em horário especial de atendimento, das 9 as 15 horas, conforme o calendário de funcionamento do comércio de Pompeia. Nos outros sábados, dias 17, 24 e 31 o funcionamento das lojas será das 9 as 13 horas. “É importante que os comerciantes informem os clientes e amigos, para que os consumidores saibam do horário de funcionamento das lojas”, disse a gerente administrativa da associação comercial de Pompeia, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, ao disponibilizar a informação eletronicamente para os comerciantes associados. “Muitas pessoas telefonam para a associação comercial para saberem se as lojas estão abertas e até que horas”, lembrou a dirigente que já iniciou estudos sobre o comportamento do comércio no mês de Novembro e Dezembro, para as promoções do “Black Friday” e Natal.

Com o funcionamento no período de oito horas ao dia, e de quatro horas, normalmente aos sábados, das 09 as 13 horas, as lojas da cidade vão atraindo consumidores e com mais tempo para frequentarem o comércio em geral, as expectativas são maiores quanto ao volume de vendas. “No Dia das Mães e no Dia dos Namorados não tivemos oportunidades de vendas, pois, o período era de apenas quatro horas ao dia”, recordou Rinaldo José Traskini ao observar um volume de vendas baixo nesta duas datas. “No Dia dos Pais foi melhor, em Agosto, por causa do período de oito horas de funcionamento”, comparou ao acreditar em vendas superiores no Dia das Crianças, no comparativo ao Dia das Mães e Dia dos Namorados. “Tomara que sejam maiores que o Dia dos Pais”, torce o dirigente ao lamentar os dois feriados neste intervalo de tempo.

Compartilhar matéria no
Comércio de Pompeia não funciona sexta a noite