A equipe de captação de órgãos para transplantes do grupo de Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA participou no dia 21 de agosto de mais uma ação conjunta para captação múltipla de órgãos, ocorrida no Hospital Regional de Presidente Prudente, a cerca de 180 km de distância de Marília.

A família de um jovem de 21 anos, que morreu vítima de acidente de trânsito, autorizou a doação, e um pool de equipes médicas (HCFAMEMA, Sírio Libanês, Hospital Regional e HCRB) para captação de diversos órgãos que irão salvar um total de sete vidas: coração, pâncreas, fígado, rins e córneas, destinados a diferentes hospitais do Estado de São Paulo.

O coração foi destinado ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo e captado pela própria equipe transplantadora. Já a equipe da OPO/HCFAMEMA realizou a captação do pâncreas, que foi destinado ao Hospital Bandeirante, também de São Paulo. A equipe de Presidente Prudente retirou os rins e córneas, que foram destinados para o Hospital das Clínicas de Marília, para armazenar até a Central de Transplantes identificar o receptor ideal. Já o fígado foi para o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP).

Para tornar essa doação possível, mais de 50 profissionais trabalharam direta ou indiretamente, entre médicos, enfermeiros, assistentes e motoristas.

Compartilhar matéria no
Equipe do HC realiza captação múltipla de órgãos em paciente de Presidente Prudente