A Santa Casa de Misericórdia de Marília completa 91 anos com relevantes serviços prestados na área da saúde para uma região de 62 municípios compreendidos pelo DRS IX (Departamento Regional de Saúde).

“É um ano atípico, de enfrentamento à pandemia Covid-19. Não podemos fazer grandes comemorações para evitar aglomerações. Mas mesmo neste momento difícil pelo qual o País passa, devemos sim ter muito orgulho da nossa instituição, que tem crescido sobremaneira nestes últimos anos e investido bastante, com o apoio da sociedade e de emendas parlamentares, para oferecer qualidade na assistência em saúde”, destacou o 1o vice-provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues.

Vice-provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues (Foto: Divulgação)

“Creio que vamos aprender bastante com esta situação enfrentada com a pandemia do Coronavírus. Em que pese o prejuízo financeiro trazido, com a redução no número de cirurgias, internações e procedimentos em geral, continuamos atendendo as urgências e emergências, bem como serviços que somos referência como cardiologia, oncologia, neurologia, ortopedia e nefrologia. Podem ter certeza que a Santa Casa sairá extremamente fortalecida deste período de combate à Covid-19 e teremos força suficiente para manter a evolução que conquistamos ao longo dos últimos anos”, enfatizou o superintendente geral do hospital, Sérgio Stopato Arruda.

Com a ajuda do empresariado mariliense, vem sendo promovida a reforma de aproximadamente 60 apartamentos das Alas E e F da Santa Casa de Marília, sendo que a Ala F já teve as obras concluídas e inauguração realizada no início deste ano. Os parceiros do hospital neste projeto acompanham todo o processo e a direção faz questão de prestar contas de tudo o que é realizado. O Centro Cirúrgico também passou por reforma completa e conta com equipamentos que acompanham os avanços tecnológicos.

Outra conquista recente importante foi a implantação do Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” no prédio do antigo Educandário. No local, já está em funcionamento o consultório odontológico para as crianças em tratamento de câncer, contando com recursos da campanha McDia Feliz, bem como uma área de treinamento para os colaboradores. Com ocupação gradativa, para o prédio brevemente será levado o Ambulatório de Tabagismo, que já funciona com grande sucesso no prédio do hospital, sendo referência para a região de Marília. Outras especialidades médicas também vão passar a fazer suas consultas neste espaço.

Incluída no Plano de Expansão da Radioterapia do Governo Federal, as obras para instalação da unidade de radioterapia devem começar em breve. Com isso, a Santa Casa de Marília passará a ter o a integralidade no atendimento de oncologia de seus pacientes, que já realiza grande quantidade de cirurgias e sessões de quimioterapia, com duas salas para a realização do procedimento em adultos e uma para crianças e adolescentes. O novo espaço terá a construção de casamata, aquisição e implantação de equipamento acelerador linear para procedimentos radioterápicos.

Projeto mais arrojado, que já conta com proposta encaminhada para aprovação no Governo Federal, é o da criação de um Hospital Oncológico, que funcionará onde hoje está instalado o setor administrativo da instituição.

A instalação da unidade de radioterapia devem começar em breve (Foto: Divulgação)
Compartilhar matéria no
Santa Casa completa 91 anos e é referência na área da saúde na região