A redução dos casos de dengue em Tupã neste ano comprovam que os trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti (transmissor da doença) seguem intensificados em toda a cidade.
Dentre as diversas ações desenvolvidas, está o aumento de 55,34% nas visitas aos imóveis de toda a cidade. Em 2020, o setor de Combate às Endemias já fiscalizou 25.983 residências, sendo que no mesmo período de 2019 as equipes visitaram 16.726.
No final do ano passado, a Prefeitura investiu no larvicida biológico cepas do Bacillus thuringiensis israelensis (Bti), que age na eliminação das larvas do Aedes, para ampliar ainda mais o trabalho de combate à dengue desenvolvido na cidade. Desde a aquisição da novidade, aproximadamente 40% do município já recebeu a aplicação do produto.

INSETICIDA / Além disso, 80 litros do inseticida Malathion, que atua na eliminação do mosquito Aedes adulto, foi liberado gradativamente (em 2 fases) para Tupã desde o inicio de 2020. Na 1ª fase, as equipes aplicaram o produto em 1.188 imóveis, já na 2ª fase (que ainda está acontecendo) o setor de Combate às Endemias estima a aplicação em 1.200 prédios.

NOTIFICAÇÕES / Neste ano, a Prefeitura também começou a notificar os proprietários de imóveis com criadouros do mosquito. Até agora, 62 moradores já foram notificados e compareceram ao Departamento de Entomologias e Endemias de Tupã para esclarecer sobre os focos de dengue em suas residências.
Todas estas medidas contribuem significativamente para o controle da quantidade de casos da doença em Tupã, que diferente de outras cidades da região que já registram óbitos decorrentes de complicações e contabilizam mais de 700 casos da dengue, mantém os números controlados.

EQUIPAMENTOS / O diretor do Departamento de Entomologias e Endemias, Marco Antônio de Barros – “Marquinho da Dengue”, ressaltou que o município está investindo cada vez mais em novidades para ampliar o combate à dengue na cidade.
Ele também comentou sobre a aquisição de equipamentos para a aplicação espacial do biolarvicida.
“A aquisição do novo maquinário possibilitou a agilidade dos trabalhos, já que o equipamento tem alcance de 30 metros, reduzindo o tempo de aplicação em uma determinada área pela metade. Logo, podemos utilizar o tempo economizado para intensificar as demais ações realizadas pelo departamento”, destacou.

EFICIÊNCIA / Segundo o secretário municipal de Saúde, César Donadelli, todas as ações de combate à dengue são desenvolvidas simultaneamente, garantindo que esses serviços sejam mais eficientes e incisivos.
“Nosso objetivo é garantir que Tupã não passe por mais uma epidemia de dengue. Com todos esses trabalhos realizados juntos, ficamos mais próximos desta meta a cada dia”, falou.

INTEGRAÇÃO / O prefeito Caio Aoqui enfatizou sobre os serviços integrados entre as Secretarias Municipais para o controle do vetor transmissor da dengue. O chefe do Executivo acrescentou que a intensificação de todos os trabalhos contribuíram para o controle da maior epidemia da cidade.
“A dengue é uma questão de saúde pública. Por isso, desde quando assumimos, intensificamos todos os trabalhos de combate ao mosquito. Todo esse empenho trouxe resultados positivos, onde a maior epidemia da cidade foi controlada”, disse.

Compartilhar matéria no
Tupã intensifica ações no combate ao Aedes aegypti
Agentes municipais continuam a visitar e fiscalizar residência em busca de criadouros do mosquito da dengue