Revisão clínica: Dr. Leonardo RotoloDermatologista
Algumas formas de tirar cicatriz de acne são o uso de cremes para aplicar no rosto, ou tratamentos estéticos, como dermoabrasão, laser, microagulhamento, peeling com ácidos, preenchimento da pele com ácido hialurônico ou até cirurgia.
As cicatrizes de acne podem surgir devido ao processo inflamatório profundo da pele, o que ocorre principalmente por apertar e espremer espinhas, podendo surgir na testa, bochechas, ou no queixo, sendo uma situação bastante comum e que pode diminuir a a qualidade de vida da pessoa.
A cicatriz da acne não desaparece sozinha e, por isso, é importante consultar o dermatologista que pode indicar o tratamento mais adequado de acordo com a idade da pessoa, tipo da pele e profundidade da cicatriz.

10 formas de tirar cicatriz de acne do rosto
As principais formas de tirar cicatriz de acne do rosto são:
1. Cremes e remédios para passar no rosto
Os cremes e remédios para passar no rosto indicados pelo dermatologista, contendo ácido salicílico, ácido glicólico ou retinoides, ajudam a promover a esfoliação e remoção de células mortas da pele, além de estimular a renovação celular e a produção de colágeno.
Desta forma, esses cremes ou remédios melhoram a textura e reduzem as manchas da pele, tornando as cicatrizes da acne menos perceptíveis.
Em alguns casos, o médico pode também indicar o uso de retinoides na forma de comprimidos, como a isotretinoína, por exemplo. Confira os principais remédios para acne.
Quando é indicado: o uso de cremes pode ser indicado para adolescentes e jovens que ainda tem espinhas e cravos no rosto, ou apresentam cicatrizes atróficas, que são aquelas com aspecto de “furinho” na pele.
Além dos cremes ou remédios para passar no rosto indicados pelo dermatologista, é importante manter a pele sempre limpa e hidratada, e passar protetor solar todos os dias para evitar manchas ou novas cicatrizes na pele. Veja como cuidar da pele com acne.
2. Dermoabrasão ou microdermoabrasão
A dermoabrasão e a microdermoabrasão são um tipo de esfoliação feita pelo dermatologista com pequenos equipamentos com ponteira de adiamantada ou com cristais de óxido de alumínio, que “lixam” a pele removendo sua camada mais externa.
Isso aumenta a produção de colágeno que dá firmeza e sustentação à pele, e o resultado é uma pele mais firme e lisa.
Essa descamação da pele mais externa da pele também permite uma melhor entrada de ácidos e cremes indicados pelo médico para complementar o tratamento, embora a microdermoabrasão também possa ser usada de forma isolada. Veja mais detalhes sobre a microdermoabrasão.
Quando é indicado: a dermoabrasão é indicada para pessoas que têm cicatrizes de acne, que formam pequenas ondulações na face, sendo este o tipo de cicatriz de acne mais comum.
A desvantagem é que é preciso fazer o tratamento todas as semanas e o tempo total de tratamento é incerto. Mas em todo caso, esse tipo de esfoliação ajuda na regeneração da pele, e deixando-a mais firme e os hidratantes penetram melhor, tendo mais resultados.
3. Peeling com ácidos
O peeling com ácidos, como o ácido salicílico, ácido glicólico ou ácido tricloroacético, é feito pelo dermatologista, aplicando o ácido mais concentrado na pele a ser tratada, deixando atuar por alguns minutos.
Como resultado, a pele descama e uma nova camada de pele nasce, mais firme, sem manchas e lisinha. O tratamento é forte e elimina até as cicatrizes mais profundas da pele, de forma definitiva.
Quando é indicado: o peeling com ácido é indicado para pessoas que já não tem nenhuma espinha ou cravo no rosto, com mais de 30 anos, que é quando a pele vai ficando mais flácida, evidenciando ainda mais as cicatrizes no rosto.
É uma excelente opção para quem tem muitas cicatrizes no rosto, com diversas profundidades. O número de sessões necessárias pode ser de no máximo 15, realizadas 1 vez por semana. Veja como é feito esse tratamento e quais os cuidados com a pele.
4. Microagulhamento
O microagulhamento é um tratamento indicado para tirar cicatriz de acne, feito pelo dermatologista com a utilização de um aparelho micro-agulhas muito finas que ao penetrar na pele causam pequenas feridas, estimulando a formação de colágeno. Desta forma, a pele fica mais uniforme e lisa.
O microagulhamento pode ser feito com um rolo chamado DermaRoller, que também pode ser usado em casa, ou com uma caneta, chamada DermaPen. Veja como é feito o microagulhamento.
Uma vantagem do microagulhamento é que também pode ser feito em casa com o DermaRoller, encontrado em lojas de produtos estéticos. No entanto, os resultados podem ser melhores se realizados pelo dermatologista.
Quando é indicado: esse tipo de tratamento pessoas que têm cicatrizes de acne, em grau leve ou moderado, que não tem nenhum cravo ou espinha, e que suportam o desconforto provocado pelo deslizamento das agulhas na pele.