
Foto: REUTERS/ Tom Little
Saúde – O SUS pode passar a oferecer canetas de semaglutida para o tratamento da obesidade. A Novo Nordisk protocolou um novo pedido de inclusão do medicamento na rede pública, desta vez com desconto de 59% no preço. A proposta da empresa é vencer a barreira de preço, que levou à recusa do pedido no ano passado.
Em paralelo, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que o governo vai começar um estudo para avaliar o uso do medicamento no sistema público – o que é um passo essencial para a inclusão do tratamento na rede pública. De acordo com a Novo Nordisk, o medicamento usado no teste é o Wegovy e vai ser distribuído para os pacientes do estudo no hospital Grupo Hospital Conceição, no Sul.
➡️ A semaglutida é uma substância usada no tratamento do diabetes e da obesidade. Ela age no cérebro reduzindo o apetite e retardando o esvaziamento gástrico, o que leva à diminuição da ingestão de calorias e à perda de peso.
O medicamento é visto como um passo importante na rede pública de saúde, que não tem nenhum medicamento para a obesidade. Hoje, a única opção para o paciente é a bariátrica, mas que enfrenta um gargalo no SUS. No Rio de Janeiro, por exemplo, um paciente precisa esperar pelo procedimento por mais de um ano na fila.
A proposta da Novo Nordisk quer superar a barreira de preço, levantada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) – que é quem decide o que entra ou não na rede pública. Em agosto de 2025, quando a semaglutida foi recusada, o motivo foi o custo da incorporação, que podia chegar aos R$ 3,7 bilhões em cinco anos.
COM INFORMAÇÕES DE G1
Fonte: Diário Do Brasil
