Nova tecnologia permite manobras mais fáceis e eficientes, reduzindo esforço do usuário e abrindo espaço para outras atividades
Dirigir uma cadeira de rodas tradicional pode ser cansativo, exigindo que o usuário ajuste constantemente a direção ao mover-se, especialmente em superfícies inclinadas.
Uma nova cadeira de rodas inteligente desenvolvida pelos pesquisadores Reto Togni e Stefan Villiger, da ETH Zürich, promete resolver esses problemas de forma inovadora, utilizando encosto móvel para direcionar as rodas dianteiras.
As cadeiras de rodas convencionais têm rodas dianteiras giratórias que, embora permitam manobras, não mantêm direção firme. Isso leva os usuários a compensarem continuamente a inclinação, resultando em esforço excessivo nos braços e ombros.
Nova cadeira de rodas permite que usuário fique menos cansado
- Segundo nota da desenvolvedora, a nova cadeira de rodas permite que o usuário incline o encosto para direcionar as rodas, liberando as mãos para outras atividades e reduzindo a fadiga;
- Em testes com 29 voluntários, os resultados mostraram que a nova cadeira exige menos energia e permite que os usuários se movessem mais rapidamente em comparação às cadeiras tradicionais;
- Embora a nova tecnologia não seja tão eficiente para girar no lugar, uma alavanca permite desengatar o sistema de direção quando necessário.
Togni e Villiger estão comercializando a cadeira por meio da Versive, empresa derivada da ETH Zürich, e esperam lançar o produto até meados de 2027. Togni expressou entusiasmo pelas vantagens que a nova ideia oferece, destacando sua simplicidade e eficácia.
“Ainda há momentos em que somos praticamente levados pelo chão pela simplicidade da nossa ideia”, disse Togni. Abaixo, um vídeo que demonstra como a cadeira de rodas pode ser controlada:
Fonte Olhar Digital Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Rodrigo Mozelli