Reprodução

A eletricidade acaba de ser transmitida para um local a mais de 8 quilômetros de distância — sem necessidade de fios ou cabos.

O programa POWER (Persistent Optical Wireless Energy Relay) da DARPA estabeleceu um novo marco na transmissão de energia sem fio, ao transmitir com sucesso mais de 800 watts a uma distância de 8,6 quilômetros — quebrando todos os recordes anteriores de distância e potência.

Utilizando um novo receptor compacto desenvolvido pela Teravec Technologies, o teste converteu energia laser em eletricidade com mais de 20% de eficiência em distâncias mais curtas.

Essa conquista representa um passo crucial na revolução da forma como a energia pode ser fornecida a áreas remotas ou de difícil acesso, como campos de batalha ou zonas de desastre, eliminando a dependência de linhas de abastecimento tradicionais e arriscadas.

A demonstração POWER Receiver Array Demo (PRAD) provou que é possível transmitir energia de forma eficaz através da parte mais densa da atmosfera usando uma configuração de solo para solo, comprovando sua robustez em condições reais. O sucesso abre caminho para aplicações futuras, como alimentar veículos aéreos não tripulados e operações em campo sem as limitações do combustível. Com a Fase 2 se aproximando, a DARPA busca novos colaboradores para avançar na integração de retransmissores e tecnologias de transmissão vertical, sinalizando um grande salto na redefinição da logística energética.

De Olho na Engenharia

Fonte Diário Brasil

Compartilhar matéria no
Cientistas quebram recorde ao transmitir energia sem fio a mais de 8km de distância