O Google apresentou detalhes da sua inteligência artificial generativa a parceiros brasileiros na última sexta-feira (11). Durante a apresentação, a diretora de negócios Google Cloud Brasil, Milena Leal, lembrou que IA e humanos devem trabalhar juntos.
“Humano sozinho e IA sozinha não é o que queremos. O ideal é o trabalho em conjunto”, declarou a executiva, do palco. Em um momento em que ainda há muitas dúvidas sobre a tomada de vagas de trabalho pela inteligência artificial, a frase parece um alento. Mas será, mesmo?
Partindo deste princípio, Canaltech aproveitou um bate-papo com dois executivos da empresa para questionar isso. Falamos com Marco Bravo, chefe do Google Cloud no Brasil, e com Fernanda Jolo, chefe de engenharia para o consumidor, análise de dados e IA do Google Cloud para a América Latina, para entender melhor se precisamos temer a perda de nossos empregos.CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Mudança no tipo de trabalho
Um dos pontos que podem até gerar algum tipo de preocupação, mas é possível driblar, é a mudança nos tipos de postos de trabalho. Sim, é verdade que alguns tipos de funções serão substituídas pela IA, mas sempre há necessidade de um humano para auxiliar.
“A natureza dos trabalhos vai mudando ao longo dos anos. Isso não tem a ver com a inteligência artificial, com a tecnologia em geral. A gente vê que alguns trabalhos vão deixar de existir, mas vão surgir outros”, observou Fernanda Jolo.
De acordo com Marco Bravo, o início em um novo posto de trabalho com auxílio da inteligência artificial é mais rápido. “A barreira de conhecimento é menor. Não precisa ser um cientista de dados para trabalhar com boa parte das tarefas que têm auxílio da IA”, ressaltou.
Ainda de acordo com o executivo do Google Cloud Brasil, quem usa a inteligência artificial como auxiliar no trabalho terá vantagens competitivas. Além disso, a IA pode ser utilizada por qualquer pessoa hoje em dia, já que praticamente todo mundo possui um celular.
Em outras palavras, alguns postos de trabalho deixarão de existir. Mas a relação humana com o trabalho será transformada no processo. E isso gerará novos tipos de tarefas para realizarmos, e aprender a usar a IA a nosso favor é um ponto essencial neste momento.
Aumento de riqueza e produtividade
Bravo ainda acredita que a inteligência artificial gerará ainda mais riqueza para ser compartilhada. “É lógico que tem questões éticas a serem tratadas para não deixar que vagas sejam apenas substituídas pela IA”, destacou o executivo.
“É uma tecnologia que as pessoas vão ter que se acostumar a usar como foi a mobilidade, como foi a internet, como foram todas as outras. Eu voto pelo otimismo, por um mundo com mais oportunidade, com mais riqueza com o uso da inteligência artificial. Desde que com responsabilidade”, concluiu Marco Bravo.
Já Fernanda Jolo aproveitou para dar alguns exemplos do uso da IA para aumentar a produtividade dos profissionais. “O médico que utiliza a IA para um diagnóstico consegue ter um tempo maior de interagir com o paciente”, exemplificou.
“O Meet, no final de uma reunião, dá uma transcrição de tudo o que foi falado. E também tem os pontos principais separados, então quem está na reunião não precisa se preocupar em tomar nota. Pode dedicar toda a atenção ao que está sendo falado”, concluiu Fernanda Jolo.