Evolução da IA permite que mais equipamentos se tornem (ainda mais) inteligentes
*Por Leandro Provazi, gerente de produto de TV da Samsung Brasil
À medida que avançamos em 2024, a interseção entre tecnologia e conveniência atinge um novo patamar com a difusão da Inteligência Artificial (AI) em nosso dia a dia.
O lançamento de novas linhas de Smartphones com AI, que marcaram o início de uma era de dispositivos impulsionados por essa tecnologia, abriram o caminho para outras inovações que, agora, se tornarão cada vez mais presentes, especialmente nos produtos que fazem parte da nossa rotina, como eletroeletrônicos e, agora, as novas TVs com AI, que proporcionam uma verdadeira revolução para o lar.
Esses novos modelos, que chegaram recentemente ao Brasil, não apenas aprimoram a qualidade de imagem e áudio, e ajudam na redução do consumo de energia, mas também redefinem o conceito de entretenimento em casa, oferecendo uma gama de soluções baseadas em AI que elevam a experiência do usuário a patamares sem precedentes.
Uma das características mais notáveis dessas TVs é o AI Upscaling, alimentado pelo processador mais avançado para televisores já produzido. Essa tecnologia revolucionária é capaz, por exemplo, de transformar qualquer conteúdo em até 8K em aparelhos que contam com esse nível de resolução, garantindo imagens mais nítidas e ricas em detalhes.
Outro recurso, também potencializado por AI, proporciona uma exibição precisa dos movimentos de objetos em cena, sem borrões na imagem, aprimorando ainda mais a experiência ao assistir conteúdos dinâmicos como esportes.
Mas não é apenas a qualidade de imagem que recebe um impulso. O som das TVs otimizado pela AI oferece uma experiência sonora ainda mais imersiva do que nunca, isolando sons ambientes e otimizando diálogos em cada cena para uma compreensão livre de ruídos.
Além disso, a experiência poder ser ainda mais incrível, somando aos alto-falantes de uma Soundbar, já que os recursos permitem que o áudio fique sincronizado, mesmo – e principalmente – em grandes sequências de ação, esportes e muito mais.
A integração com o ecossistema de casa inteligente, cada vez mais presente nas casas para ajudar as pessoas a gerenciarem seus dispositivos conectados, também transforma a TV em uma central de automação, permitindo o controle de toda a casa inteligente em um Mapa 3D.
Com a integração certa, é possível até mesmo controlar desde lâmpadas até eletrodomésticos, tornando o dia a dia mais conveniente e eficiente. Ao mesmo tempo, a preocupação com a sustentabilidade fica evidente por meio de funções que ajustam automaticamente o brilho da tela de acordo com o nível de iluminação do ambiente, economizando energia de forma inteligente.
A AI oferece, inclusive, insights detalhados sobre o consumo de energia de cada dispositivo conectado, proporcionando mais controle e transparência aos usuários.
Essas inovações não apenas demonstram o compromisso do mercado e dos principais fabricantes presentes no Brasil com a excelência tecnológica, mas também destacam o papel da AI em tornar a tecnologia mais amigável e acessível.
Ao colocá-la no centro da experiência do usuário, as novas AI TVs vão criar não apenas momentos excepcionais de lazer e entretenimento em frente à tela, mas um impacto sensível e muito positivo no estilo de vida das pessoas por meio de experiências únicas e imersivas.
Por Rodrigo Mozelli do Olhar Digital