Uma empresa britânica quer driblar golpes telefônicos usando inteligência artificial

(Imagem: Gabriel Sérvio/Criada por DALL-E/Olhar Digital)

Uma modalidade de golpe muito comum são aqueles que acontecem por chamadas telefônicas. A gigante britânica O2 quer driblar a prática usando inteligência artificial de forma criativa: com a ajuda de uma vovó virtual.

A novidade foi lançada este mês e recebeu o nome de Daisy Harris e, se depender dela, os golpistas terão mais dificuldade para fisgar novas vítimas.

Como a vovó criada por IA ‘dribla’ os golpes

  • Daisy Harris é uma criação da empresa de telefonia britânica O2 que usa IA para detectar golpes recorrentes;
  • Quando um golpista liga para seu número, Daisy consegue mantê-los por muito tempo na linha;
  • Segundo a empresa, a personagem dá atenção para os golpistas, que acham que conquistaram a confiança de mais uma vítima;
  • Essa é uma tática que funciona, uma vez que os idosos são alvos frequentes de golpes por chamadas telefônicas;
  • Os criminosos não imaginam que Harris seja uma caçadora de golpistas que funciona 24 horas por dia;
  • Funciona assim: a “vovó” atende às ligações e pode conversar sobre diversos assuntos com simpatia e receptividade;
  • Os diálogos usados com os golpistas, curiosamente, são de gravações feitas pela avó de um dos participantes do projeto.

Me inspirei muito na minha avó. Ela sempre falava sobre os pássaros no jardim“, disse Ben Hopkins, uma das pessoas que trabalhou na criação de Harris.

Em vez de usar um ator, a equipe escolheu a avó de um dos colegas, que gravou horas de diálogos. (Imagem: Idol Design/Shutterstock)

Especialistas em golpes telefônicos também auxiliaram a O2 com dicas para evitar que os golpistas saiam da linha. Entre as estratégias, estão: mostrar que não entende de tecnologia e falar sobre família e passatempos. Em um dos casos, golpistas ficaram quase uma hora tentando ensinar Daisy a digitar “www” no seu navegador.

Vale destacar que uma pesquisa britânica divulgada pelo New York Times revela que 40% das pessoas com mais de 75 anos recebem telefonemas suspeitos diariamente ou pelo menos uma vez por mês. No fim da linha, com o volume gigantesco de chamadas fraudulentas, os esforços de Daisy não serão suficientes para acabar com a prática.

Clientes da O2 também não podem encaminhar ligações suspeitas para Daisy. Ela atende apenas por alguns números que os golpistas eventualmente podem discar.

Fonte Olhar Digital

Compartilhar matéria no
Vovó feita por IA: conheça a nova arma contra golpistas