“Cidade aventura”, localizada no Circuito das Águas Paulista, tem cerca de 20 atividades diferentes para toda família, de parapente ao rafting

Depois de meses em casa ou indo de casa para o trabalho e vice-versa, poder viajar com segurança, conseguir relaxar e se sentir livre são os desejos de muitas pessoas, que no momento privilegiam as viagens internas, de carro, destinos mais isolados e com muita, muita natureza e ar puro.
Em meio à Serra da Mantiqueira, entre paisagens exuberantes e montanhas fica a Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo – perfeita para passeios a céu aberto, sem aglomeração e que se dedica para receber os turistas com segurança.
Nela, há diversão para toda a família, grupos de amigos ou casais. Atividades de aventura e turismo rural; diversas opções de hospedagens (hotéis, hotéis-fazenda, pousadas, hostels e campings), gastronomia com influências da colonização italiana da região e do sul do estado de Minas Gerais e compras em lojas de fábrica de malharias. Tudo em um só destino, que também é pet friendly e referência em acessibilidade.
Para quem quer “desenferrujar”, nada melhor que uma aventura, com pouca ou muita adrenalina. A cidade conta com cerca de 20 atividades diferentes no ar, na água e na terra. Procurada pelo rafting, a cidade vai além e desbravar essas outras possibilidades pode ser uma agradável surpresa.
Poucos sabem que lá tem voo duplo de parapente, por exemplo, realizado com instrutores e monitores devidamente habilitados. O voo acontece no Pico da Cascavel, um dos pontos mais altos da cidade, o que permite apreciar de um ângulo privilegiado as belas paisagens.
Caverna? Socorro tem, e a Quebra-Corpo é considerada uma das maiores cavernas de granito já catalogadas no Brasil. É lá que acontece o Caving e o atrativo principal é a transposição de diferentes obstáculos, além de permitir contato com ecossistema diferenciado. O percurso leva 2 horas dentro da caverna.
Quem nunca teve aquela vontade de, estando em uma pedra, dar vários passinhos cuidadosos em direção à ponta dela para observar melhor? Agora pensa na sensação de andar de frente na rocha (ao contrário do rapel), a 100 metros de altura e chegar até a beira da pedra e admirar tudo de lá…
No Rock View o turista poderá contemplar a vista panorâmica em quase 360º bem no topo da pedra onde é colocado em um equipamento que permite andar de frente para a rocha e chegar até a beirada da pedra. As cordas são presas no equipamento, nas costas do praticante, seguindo todas as normas de segurança para atividades de aventura. Já o trekking ou caminhada das grutas é uma atividade para quem gosta do contato com a natureza. Com cerca de duas horas de duração, o trajeto leva o praticante para paisagens indescritíveis. São grutas de pedras, vales, muito verde e grandes histórias. A área é um berço para espécies da fauna e flora da Mata Atlântica. Macaco bugio, jacus e alguns tucanos sempre são avistados. Sem contar os pássaros que fazem a trilha sonora do Trekking das Grutas, cujo percurso se atravessa quatro pequenas grutas (secas). Em uma delas, histórias da época da Revolução Constitucionalista de 1932 trazem de volta o passado recente de São Paulo.
O relevo da região favorece a prática do montanhismo, que inclui caminhada na montanha, rapel e cachoeirismo. Em meio a um sítio que margeia o Ribeirão do Gamelão, entre rochas e cachoeiras e um canyoning maravilhoso, a atividade é feita com descontração, temas históricos e paradas estratégicas para fotos e descanso.
Os praticantes de escalada irão adorar a superplataforma profissional de 12 metros de altura, com painel múltiplo para todos os níveis. Até os apreciadores de tiro ao alvo e caiaque duplo terão horas de lazer.
Stand up – No Stand up, a pessoa precisa se manter em pé na prancha, com a utilização de um remo para se deslocar pela água.
Em uma das opções, a atividade se inicia em um remanso tranquilo, sem correntes até chegar aos pés de uma das mais belas corredeiras do rio do Peixe, onde realizam o surf e depois ficam em uma ilha de areia onde se pode nadar, descansar e se divertir.
Quadriciclo – As empresas oferecem diferentes roteiros de passeios de quadriciclo, como por exemplo: da Cachoeira 2 Quedas, com percurso em estrada de terra e banho de cachoeira, e o da Pedra da Bela Vista, mais longo e um dos mais emocionantes também. A frota de quadriciclos é revisada periodicamente e todos os capacetes têm viseira de proteção para os olhos.
Já outra, com mais opções de percursos. São quatro, que variam de 6 a 20 km: Corredeira Wash Machine, passeio é por estrada de terra, sentido ao centro da cidade e são 6 km de belas paisagens às margens do Rio do Peixe; Cachaçaria Santo Mé, são 9 km sentido a cidade de Munhoz/ MG, às margens do Rio do Peixe, em um cenário de natureza belíssima. Parada para degustação na Cachaçaria Santo Mé; Cachoeira Com Banho, sentido Munhoz – Minas Gerais às margens do Rio do Peixe, são 13 km em que se pode avistar algumas fazendas da região. Parada para apreciação, foto e banho em uma cachoeira com queda em uma propriedade preservada; e o último e mais longo, Mirante Pedra Bela Vista, que tem 20 km, sentido a da cidade de Munhoz – Minas Gerais com parada para visita no Mirante Pedra Bela Vista, um dos pontos mais altos da cidade, com vista privilegiada de Socorro e mais quatro cidades vizinhas, e das belas montanhas da Serra da Mantiqueira.
Arvorismo – O arvorismo é um percurso a pé, por trilha suspensa em plataformas em postes, na altura das copas das árvores. Com vários obstáculos que vão desde uma falsa baiana à travessia de pontes e cordas. Os objetivos são transpor obstáculos, se superar e contemplar a natureza. Um deles é constituído por 17 obstáculos distintos. Já em outro, é possível observar plantas e animais em uma travessia por cima do rio. São 500 metros de extensão e 16 etapas diferentes. Ambas terminam em uma tirolesa de 80 metros.
Boia Cross – Boia cross é um divertido passeio em que os participantes descem as corredeiras do rio, em cima de um minibote individual. A atividade se inicia em um trecho de águas calmas, onde os participantes aprendem a conduzir e se posicionar em uma boia, com auxilio dos instrutores. Desce por corredeiras e ondas e termina nas quedas da corredeira do Monjolinho, onde se realiza escorrega, surf e natação livre, por exemplo.
Rapel – O rapel é uma técnica do alpinismo, usada para descer a montanha após a escalada. É uma atividade vertical praticada com o uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de pedras, paredões, vãos livres e outras edificações. O maior rapel da cidade tem 98 metros de adrenalina e promove uma vista panorâmica. O vale verdinho é o cenário dessa atividade, que faz conectar com a natureza.
Outro local escolhido para o rapel é Pedra do Luizinho. São 55 metros de descida e por estar em uma propriedade rural, o visual da região é fascinante, assim como o pôr do sol apreciado de lá.
Existem opções menores, com 35 metros de descida.
Trilhas e Cachoeiras – Passear em meio à natureza com direito a um refrescante banho de cachoeira. Diversas trilhas como a do Escorredouro com banho de cachoeira; do Tamanduá com travessia, duração de 6 horas, lanche na trilha e guia especializado; do Cipó, em um percurso de 2 km em meio a mata nativa, com balanço nas árvores, fontes naturais de água potável e ducha para se banhar ao ar livre; das Cacchoeiras; da Fazenda Fortuna, uma fazenda histórica de 183,0 umas das maiores exportadora de café do Brasil, margeando o Ribeirão do Gamelão por 4km e finaliza na cachoeira do Cantinho do Céu; sem falar das cascatas provenientes de nascentes com águas límpidas entre matas preservadas.
Tirolesa – A tirolesa é originária da região do Tirol, na Áustria. Consiste em um cabo aéreo ancorado entre dois pontos, pelo qual o praticante se desloca através de um equipamento especial. A sensação é de sobrevoar o terreno que passa por baixo, sem exigir esforço físico do praticante, curtindo todo o visual das alturas.
Socorro tem a única que passa por dois estados, com 1 km de extensão e 140m de altura. É a primeira Tirolesa Voadora do Brasil; voadora por que, ao contrário das tradicionais, que a posição para a atividade é sentada, nesta a pessoa vai deitada de bruços, suspensa por dois cabos. Como dizem: é a ponte aérea mais rápida de São Paulo a Minas Gerais.
Em outra empresa, é possível escolher entre três opções de percurso: a de 120 metros, ideal para toda a família; a de 250 metros, sobre o Vale das Pedras e a Circuito, que inclui os dois percursos, totalizando 370 metros.
Há quem comece a atividade com um passeio de bondinho, que leva o participante para o ponto inicial. O circuito é dividido em 3 etapas em um total de 300 metros de pura adrenalina.
Também existe a opção de 180 metros, que passa sob um lindo lago. Algumas empresas utilizam dois cabos para maior segurança da pessoa.
Rafting – Rafting é a descida de botes em corredeiras. Em geral, o percurso tem 4 ou 7 km, dependendo do nível do rio, no dia. Além do tradicional, alguns oferecem outras modalidades como: o noturno, expedição e dog.
Só na tranquilidade… Mas, nem só de adrenalina vive a cidade. Existem várias opções para quem quer curtir o ar livre e a natureza, mas de forma mais descontraída. As dicas são os pesqueiros, o Parque da Cidade “João Orlandi Pagliusi”e os mirantes localizados no topo de montanhas, que permitem a apreciação panorâmica da cidade ou paisagens. O Mirante do Cristo, Mirante Pedra Bela Vista e Pico da Cascavel valem o passeio. No Mirante da Cachoeira Central, com sorte, dá para acompanhar a descida do rafting.
Não à toa, Socorro é conhecida como “cidade aventura”. Inovadora, foi uma das primeiras cidades brasileiras a conseguir certificação internacional para explorar atividades esportivas, o que atesta a garantia de segurança nas atrações promovidas pelos estabelecimentos que têm o certificado. Algumas atividades são pet friendly e pode ficar ainda mais divertida na compania do pet.
Endereços, contatos e mais informações sobre as empresas e atividades em: www.socorro.tur.br

Compartilhar matéria no
Socorro oferece ar livre, natureza e turismo  de aventura na água, no ar e na terra