O Hospital Beneficente Unimar (HBU) promoveu um encontro estratégico de capacitação voltado às suas equipes assistenciais. O foco central das atividades foi a atualização dos protocolos de manejo da hemorragia pós-parto (HPP), condição que permanece como a principal causa de mortalidade materna no mundo. 

A iniciativa integra as ações promovidas pelo HBU na manutenção da qualidade dos atendimentos, uma vez que é referência em saúde materno-infantil de alta complexidade para Marília e região, unindo tecnologia de ponta e conhecimento científico para salvar vidas.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a hemorragia pós-parto é responsável por cerca de 25% de todas as mortes maternas globalmente. No Brasil, o cenário exige atenção constante, visto que a maioria desses óbitos pode ser evitada com diagnóstico rápido e intervenção precisa.

 Para enfrentar esse desafio, o HBU utiliza a estrutura do Hospital, que conta com suporte integral de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e Neonatal, centro cirúrgico moderno e agilidade nos serviços de hemoterapia, diferenciais essenciais para o atendimento de casos graves.

A Superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva Reis, destaca que a atualização reflete a essência da instituição em buscar a excelência. 

“Esse momento de estudo coloca em prática o que há de mais atual e importante no cuidado às nossas gestantes. O Hospital Beneficente Unimar é referência em saúde materna e infantil, e estamos sempre cobrando que nossos profissionais se atualizem e se mantenham próximos das melhores práticas. Este encontro consolida esse propósito. Estamos realmente avançando e mudando a frente”, afirmou.

O Coordenador do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Dr. Fernando Mattera, reforça que o objetivo principal é alinhar a equipe às diretrizes mais recentes. 

“Buscamos sempre nos qualificarmos em todos os temas, mas neste momento nossa atenção está voltada à atualização em hemorragia pós-parto, a principal causa de mortalidade materna no mundo. Em 2025, tivemos mudanças importantes nos protocolos e estamos aqui para linearizar informações, uniformizar as equipes e garantir uma assistência segura, um parto seguro, com nossos profissionais alinhados aos protocolos mais atualizados do país”, explicou.

O encontro promoveu o alinhamento da equipe aos novos protocolos que entram em vigor, um passo essencial para a qualidade do atendimento. Ainda segundo o Dr. Fernando Mattera, a meta é priorizar a segurança dos pacientes. ‘Uniformizar as equipes e garantir uma assistência segura, um parto seguro, com nossos profissionais alinhados aos protocolos mais atualizados do país’, finalizou. 

Compartilhar matéria no
Hospital Beneficente Unimar atualiza protocolos de hemorragia pós-parto e fortalece a segurança das gestantes. Fez encontro estratégico de capacitação voltado às suas equipes assistenciais