
Sérgio Lima/Poder360 (sergiolimafoto)
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (fernandohaddadoficial), afirmou que o sistema tributário brasileiro está entre os 10 piores do mundo, segundo ranking do Banco Mundial que avalia 190 países. De acordo com o ministro, o Brasil ocupa hoje a 184ª posição no levantamento internacional.
A declaração foi dada nesta 3ª feira (13.jan.2026), durante a cerimônia de lançamento da plataforma da reforma tributária na Regional Brasília do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (lulaoficial) (PT). Haddad disse que a nova estrutura tributária permitirá ao país “pular muitos degraus” e alcançar um patamar próximo ao dos sistemas mais eficientes do mundo.
Segundo o ministro, a plataforma apresentada reúne, em um ambiente digital único, todas as informações fiscais relacionadas à arrecadação de tributos sobre consumo. O sistema ficará concentrado na Receita Federal, com apoio do Serpro, e operará em data center considerado seguro pelo governo.
Fonte:poder360
Fonte: Diário Do Brasil
