
Por Ramon Barbosa Franco,
Jornalista
A queda ocorreu de modo inesperado aos 23 anos de idade, em plena gincana, em uma hora de entretenimento e diversão. Ali, em 2004, Alexandre Henrique Sartori se sentia invencível e pronto para qualquer desafio que a vida lhe apresentasse.
Jamais imaginaria que perder os movimentos das pernas e dos braços, tornando-o tetraplégico após uma gravíssima lesão na cervical, seria este desafio quase intransponível.
Mais de duas décadas depois do fato que transformou sua vida, moldando-o um preciso e assertivo atleta, agora sua história está no livro ‘A inteligência emocional dos maratonistas’, que foi lançado ontem no coworking CW 15, em Marília.
Publicado pela Arcadia, ‘A inteligência emocional dos maratonistas’ estará à venda no lançamento ao preço de R$ 59,90. “Trago a minha jornada de superação, principalmente a superação emocional, como uma forma de inspirar e motivar outras pessoas”, relatou Sartori, que trabalha como empresário.
Maratonista, tecnicamente, é quem corre 42 quilômetros e 195 metros. “Mas ninguém começa correndo toda esta distância. Um maratonista começa caminhando. O livro traz dicas práticas, mas não é sobre como se tornar um maratonista”, avisou o autor.
Foram 12 meses de fisioterapia, muita fé, força de vontade “e um profundo mergulho no desenvolvimento da minha inteligência emocional” até conseguir recuperar 70% dos movimentos. “Hoje, aos 45 anos, me encontro na minha melhor versão”, garantiu.
A leitura de ‘A inteligência emocional dos maratonistas’ é para todos, atletas ou não, até porque, conforme as próprias palavras de Alexandre Sartori — que é carinhosamente chamado pelos amigos de Xande — “a corrida é muito mais que um simples esporte: ela é uma metáfora poderosa para a vida”.
A obra traz dicas para quem pensa em se tornar atleta ou maratonista, e também revela um dos aspectos mais saudáveis das corridas: a socialização. “Os grupos de corridas são motivacionais, um motiva o outro a se tornar uma pessoa melhor sempre!”, concluiu.

Serviço
‘A inteligência emocional dos maratonistas’, de Alexandre Henrique Sartori (editora Arcadia, 127 páginas — R$ 59,90)
Onde comprar:
