
Se você acha mais difícil manter o foco e absorver informações com a idade, não é impressão sua. O envelhecimento normal traz mudanças graduais no pensamento e na memória, e pesquisas mostram que a perda de memória começa já aos 45 anos.
A lentidão no processamento pode criar um gargalo de informações, dificultando a entrada de informações na memória de curto prazo e seu armazenamento na memória de longo prazo.
Aos 60 anos, mais da metade dos adultos apresenta preocupações com a memória. No entanto, pequenos lapsos de memória que ocorrem com a idade geralmente não são sinais de um problema grave como a doença de Alzheimer, mas sim o resultado de alterações normais na estrutura e função do cérebro.
Como melhorar o foco e a atenção
A boa notícia é que você pode tomar medidas para melhorar o foco e a atenção. Experimente estas quatro estratégias para ajudar a eliminar distrações e melhorar sua capacidade de concentração no dia a dia:
• Quando alguém estiver falando com você, olhe para a pessoa e ouça com atenção. Se você não entendeu algo, peça para a pessoa repetir ou falar mais devagar.
• Parafraseie o que foi dito para garantir que você entendeu e reforçar a informação. Por exemplo, se alguém disser: “Podemos assistir ao filme no cinema Loews às 19h30 ou no Paramount às 19h50”, você poderia responder: “Qual você prefere, 19h30 no Loews ou 19h50 no Paramount?”
• Se você perceber que tende a se distrair durante conversas, tente se encontrar com as pessoas em ambientes tranquilos. Por exemplo, você pode sugerir um encontro na casa de alguém em vez de um restaurante barulhento. Quando for a um restaurante, sente-se em uma mesa perto da parede. Se seus acompanhantes estiverem sentados encostados na parede e você de frente para eles, conseguirá se concentrar neles sem que sua atenção se disperse para outros clientes.
• Você pode melhorar sua capacidade de se concentrar em uma tarefa e eliminar distrações se fizer uma coisa de cada vez. Tente evitar interrupções. Por exemplo, se alguém lhe fizer uma pergunta enquanto você estiver lendo ou trabalhando, pergunte se a pessoa pode esperar até que você termine. Não atenda o telefone até terminar o que está fazendo — deixe que a caixa postal atenda a ligação.
