A evolução do homem está intrinsecamente relacionada ao avanço da ciência e da tecnologia. E, a cada ano, a tecnologia e a medicina se aliam, gerando possibilidades e recursos até pouco tempo inimagináveis. Equipamentos médicos de última geração, que permitem diagnosticar doenças em estágios mais precoces, de maneira menos invasiva e mais segura, propiciam melhora nos tratamentos e aumentam consideravelmente as chances de cura.
No contexto desse turbilhão de avanços, o CMD – Centro Médico Diagnóstico anuncia seus mais recentes investimentos em tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia. “Adquirimos novos aparelhos, os quais expandem o já amplo leque de técnicas disponíveis para a realização de diagnósticos avançados”, pontuam os sócios-proprietários e médicos radiologistas Antônio Luiz Tocalino Walter Porto e Oswaldo Vicente. A intenção é oferecer a um corpo clínico altamente especializado a melhor e mais moderna tecnologia, proporcionando medicina de alta precisão. Confira a seguir mais informações sobre as novas aquisições em tecnologia do CMD.


 
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
A Ressonância Magnética (RM) é uma das ferramentas diagnósticas mais avançadas que existem. Através de um campo magnético muitas vezes mais forte que o campo magnético da Terra (cerca de 30.000 vezes maior), o equipamento tem a capacidade de gerar imagens tridimensionais de todo o corpo humano com alta definição. Com a vantagem de não utilizar radiação ionizante, possibilita diagnosticar, com altíssima sensibilidade, sinais indicativos das mais diversas doenças.
O CMD adquire uma nova ressonância magnética, a Avanto Fit, de 1,5 tesla, da Siemens, uma das mais avançadas disponíveis até o momento no mercado, que tem a capacidade de gerar imagens com qualidade ainda maior em menor espaço de tempo e com menos ruído durante a aquisição dos exames. “São exames mais velozes e com uma definição ainda melhor das imagens, em um ambiente mais tranquilo, o que gera mais conforto aos pacientes. A redução no tempo de aquisição do exame é essencial, notadamente quando se trata de pacientes idosos, crianças, debilitados ou claustrofóbicos”, explicam os médicos.
Estarão ainda disponíveis novas técnicas de reconstrução de imagens, as quais facilitam a interpretação dos exames pelos médicos requisitantes, otimizando assim a possibilidade de diagnósticos precoces.

 

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
A Tomografia Computadorizada (TC) é um excelente exame que proporciona diagnósticos rápidos e precisos de todo o corpo, através de imagens seccionais milimétricas obtidas com a utilização de radiação ionizante.
O novo tomógrafo do CMD é o Aquilion PRIME, da Canon (antiga Toshiba), de 160 canais, que substituirá o Aquilion CXL, de 128 canais. “O novo equipamento proporciona ainda mais elevada definição de imagem, através de exames rápidos e com a grande vantagem de utilizar menor dose de radiação. Tendo-se em mente que a radiação ionizante é cumulativa, a realização de exames com a menor dose possível tem especial impacto em pacientes pediátricos e jovens, os quais eventualmente poderão ser submetidos a múltiplos exames tomográficos do decorrer de suas vidas. O grande avanço, portanto, será realizar o máximo de diagnóstico na menor dose de radiação possível”, explicam os especialistas.
A nova máquina também possui uma abertura de 78 centímetros, 11% maior do que os equipamentos convencionais. “Isso proporciona maior sensação de conforto para o paciente, além de facilitar seu posicionamento”, destacam os médicos.

Além de todas essas vantagens, o tomógrafo conta com a moderna tecnologia Helical Dual Energy. Esta técnica possibilita a redução dos artefatos gerados por próteses ou implantes ou mesmo por tecidos intensamente calcificados, fatores estes que prejudicam a qualidade das imagens em tomógrafos convencionais. “Nos exames cardiológicos, isso tem impacto direto na avaliação dos vasos coronários, que podem apresentar calcificações intensas e “stents”, até então conhecidos limitadores do potencial diagnóstico da angiotomografia de coronárias”, explica o cardiologista especializado em imagem cardiovascular, Gustavo Jardim Volpe.

ULTRASSOM
A ultrassonografia (US) é o método diagnóstico de mais amplo acesso, que se utiliza de ondas ultrassônicas de alta frequência para visualizar em tempo real as estruturas do organismo. O exame é extremamente seguro e desprovido de radiação, sendo muito utilizado na triagem de diversas patologias e é o método eleito para o acompanhamento de gestantes.
O CMD adquiriu três novos equipamentos de US Aplio a450, da Canon, considerados um dos mais modernos do segmento. Este US possui funções que permitem obter imagens excepcionalmente nítidas, além de imagens tridimensionais e US volumétrico. As gestantes poderão ter acesso a imagens com aparência extremamente natural e de alta definição, desde o primeiro trimestre.
Outra incrível ferramenta disponível nestes novos aparelhos de US, até então só existente em grandes centros médicos do país e que agora será disponível no CMD, será a fusão de imagens. Essa tecnologia, chamada de “Smart Fusion”, sincroniza o ultrassom com imagens de tomografia computadorizada ou ressonância magnética,  permitindo assim a topografia exata de lesões difíceis de serem encontradas. Através da fusão de imagens, lesões que antes só poderiam ser biopsiadas por tomografia ou ressonância magnética poderão ser acessadas de maneira muito mais simples e com alta eficiência e confiabilidade através da ultrassonografia.
Estará também disponível o exame de elastografia, que como o próprio nome sugere, consegue inferir a elasticidade e rigidez dos órgãos examinados, fazendo uma “palpação virtual” daquele tecido. Bastante utilizada para a avaliação do fígado, a tecnologia permite mensurar, de maneira simples e segura, o grau de fibrose do parênquima. 
 

SOBRE O CMD
Com quase quatro décadas de tradição e sob o comando dos médicos radiologistas Oswaldo Vicente e Antônio Luiz Tocalino Walter Porto, o CMD oferece para Marília e região uma equipe de profissionais altamente especializada.
Atualmente o corpo clínico é 100% especializado e abrange todas as diferentes áreas de diagnóstico por imagem, como ortopedia, cardiologia, neurologia, ginecologia, medicina fetal, radiologia abdominal e mamária.
Assim, prezando pela máxima eficiência, o CMD une sua equipe altamente gabaritada aos equipamentos de última geração. “Estamos satisfeitos, pois sabemos que nossos novos investimentos poderão gerar mais saúde e conforto para os pacientes de Marília e região”, conclui o sócio Oswaldo Vicente.
 

PROFISSIONAIS
 

Antônio Luiz Tocalino Walter Porto
(CRM 21311)
Médico radiologista com residência em Radiologia no Instituto de Radiologia e Medicina Nuclear do Rio de Janeiro. Título de especialista em Radiologia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Associação Médica Brasileira.
 
Oswaldo Vicente
(CRM 19154)
Médico radiologista com residência em Radiologia no Instituto de Radiologia e Medicina Nuclear do Rio de Janeiro. Título de especialista em Radiologia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Associação Médica Brasileira.
 
Jorge Alysson Kawano
(CRM 116378)
Médico radiologista com residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Título de Especialista pelo MEC e Colégio Brasileiro de Radiologia. Especializado em Radiologia, Ultrassonografia, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética.
 
Fábio MasaakiSuguita
(CRM 112888)
Médico radiologista com residência em Radiologia e Diagnósticos por Imagem. Título de especialista pelo MEC e Colégio Brasileiro de Radiologia. Especializado em Radiologia, Ultrassonografia, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética. Subespecializado nas áreas de Ressonância Magnética Ortopédica e Neurológica.
 
Mariana Oliveira Porto Brenelli
(CRM 133349)
Médica radiologista membro titular da Sociedade Brasileira de Radiologia com especialização em Radiologia e fellowship em Medicina Interna, com ênfase em Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e PET CT; fellowship em mama, com ênfase em Ressonância Mamária.
 
Fernanda R. GaiottoBatista
(CRM 134495)
Graduada em Medicina com residência em Ginecologia e Obstetrícia, mestrado e pós-graduação, com título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO). Pós-graduação em Medicina Fetal; médica assistente no curso de pós-graduação em Medicina Fetal pelo CETRUS.
 
Gustavo Jardim Volpe
(CRM 116363)
Graduado em Medicina, especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e em Imagem Cardiovascular pelo Johns Hopkins Hospital USA em Tomografia e Ressonância Magnética Cardíaca. Doutorado em Clínica Médica na área de Cardiologia; médico assistente da Unidade Cardiológica do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.
 
Wagner José Marques
(CRM 85183)
Graduado em Medicina, com residência médica em Ginecologia e Obstetrícia e especialização em Medicina Fetal e Gestação de Alto Risco. Especialização em Ultrassom Geral. Título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO). Certificado de áreas de atuação em ultrassonografia ginecológica-obstétrica pelo Colégio Brasileiro de Radiologia/Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (CBR/FBAGO).
 
Fabrício Paganini
(CRM 112892)
Médico radiologista especializado em Radiologia e Diagnósticos por Imagem. Especializado em Radiologia, Ultrassonografia Geral, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética.
 
Osmar Airton Yamashita
(CRM 144562)
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (2010). Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, na Universidade Federal de São Paulo (2015), com especialização em neurorradiologia.
 
SAIBA MAIS
O CMD fica na Rua Marechal Deodoro, 38. O telefone para contato é o (14) 3402-3030. Acesse o site http://www.cmdmarilia.com.br e www.facebook.com/CMD.Marilia.
 
 

Compartilhar matéria no