A Semana da Oceania promovida pela Universidade de Marília (Unimar) contou com a presença da Vice-Embaixadora da Nova Zelândia, Jannine McCabe, e do Vice-Cônsul Geral em São Paulo, Christopher John Metcalfe.  O evento foi realizado através do Departamento de Relações Internacionais da Instituição (DRI) em parceria com a Faculdade João Paulo II (FAJOPA), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA).
 
Debates, exposições e seminários foram realizados durante o encontro objetivando a apresentação da cultura, sistema educacional, político e econômico da Nova Zelândia, Austrália e Fiji, países que mais se destacam na Oceania, e mostrar os hábitos do continente.   
 
De acordo com o assessor de assuntos internacionais, Juan Orellana, a semana foi idealizada para proporcionar a interação cultural e educacional. “A Unimar busca cada vez mais desenvolver políticas de internacionalização e estreitar relações com os mais diversos países, aproximando os acadêmicos de outras culturas, das metodologia de educação e comercial”, explica. 
 
A Vice-Embaixadora da Nova Zelândia, Jannine McCabe, foi a responsável por detalhar os hábitos, curiosidades e métodos de trabalho aos acadêmicos, representantes do poder executivo, poder legislativo e empresários marilienses. Para ela, a palestra foi uma oportunidade de estruturar relações. “Os acadêmicos gostam de estar sempre em contato com outras culturas, aprendendo novos hábitos e pesquisando, o que faz parte da rotina acadêmica, e esta rede internacional está se fortalecendo, percebo a cada congresso que participo. Estou extremamente feliz em estar em Marília e fazer parte desta semana que nos ajuda a construir a rede do saber internacional”, afirma.  
 
Ainda segundo a Vice-Embaixadora, mais importante do que mostrar a Nova Zelândia, foi aprender sobre a metodologia de ensino aplicada pela Universidade. “Estou encantada com as riquezas de Marília e com a qualidade de ensino oferecida pela Unimar, que proporciona profissionais excelentes para o mundo. Foi uma honra visitar o Campus e conhecer as metodologias de ensino”. 
 
Para a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva foi uma honra promover este importante encontro. “A Semana da Oceania só foi possível porque temos parceiros que nos auxiliaram. Quero agradecer a todos por esta união de forças que proporcionou a mobilidade acadêmica e a troca de saberes de culturas tão diferentes”, ressalta.
Compartilhar matéria no