Há quem diga que elas não são mulheres. É que muita gente continua a insistir em definir o gênero de uma pessoa pelo documento oficial – muito embora muitas ainda carreguem a imagem e o nome de nascimento de uma pessoa que já não existe mais.

O corpo ainda pode ser biologicamente masculino, mas a alma, a mente e a essência são femininos o suficiente para que as mulheres trans também festejem o Dia Internacional da Mulher neste domingo (8).

“É uma data que rompe barreiras para que nosso caminhar prevaleça e nossos direitos como mulheres também sejam reconhecidos”, destacou a Miss Marília Trans 2019, Fabíola Prado, a ‘Bibi’. Natural de Pompeia (SP), Bibi está longe de comemorar sozinha a data deste domingo (8).

A Miss Marília Trans 2019, Fabíola Prado: “É uma data que rompe barreiras”

“A nossa estimativa é que existam entre 100 a 200 pessoas trans na região de Marília”, afirmou o vice-presidente do Coletivo Arco-Íris Marília, o professor Eloi Maia.

GLAMOUR / A representante mais notória deste universo em Marília é a atriz Glamour Garcia. Ela foi a primeira trans a receber o prêmio de ‘Melhor do Ano’, concedido em 2019 pelo programa ‘Domingão do Faustão’, da TV Globo.

Garcia ganhou repercussão nacional após interpretar a personagem ‘Britney Macondo’ na novela ‘A Dona do Pedaço’, exibida pela mesma emissora e escrita por Walcyr Carrasco – que também viveu em Marília, até sua adolescência.

“O prêmio contempla toda minha trajetória, que é complexa, difícil, foram tantos pesadelos… É muito mais que um momento de superação. Que todos se sintam representados por mim”, afirmou Glamour, ao receber o prêmio.

Aos 31 anos, a Daniela Garcia é formada em artes cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e artes do corpo, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Ela é filha do empresário de eventos José Aparecido Machado e da psiquiatra Valéria Garcia Caputo.

HOMENAGEM / A mariliense volta ao palco, desta vez do teatro municipal de sua terra natal, na próxima quinta-feira (15), às 20 horas, para ser homenageda em um evento preparado especialmente para ela. A entrada é gratuita. A ‘Uma Noite Com Glamour’ terá diversas apresentações artísticas e, ao final, será entregue à atriz um voto decongratulações da Câmara Municipal de Marília. O projeto é de autoria da única mulher da atual legislatura, a professora Daniela (PL).

Compartilhar matéria no
Elas também festejam o Dia da Mulher
A mariliense Glamour Garcia foi a primeira trans a receber o Troféu ‘Melhores do Ano’ do Domingão do Faustão