Íngrime

O Festival de Cinema de Marília 2024, que acontece até o dia 15 de setembro, está se consolidando como um marco na agenda cultural do país, indo além da exibição de filmes para oferecer uma programação ampla e diversa, que inclui oficinas, masterclass e rodadas de negócios. Nesta edição, o evento ganha ainda mais relevância com a presença de criadores de diferentes áreas artísticas do cenário cultural mariliense promovendo uma atmosfera única ao evento.

Entre os destaques das exposições, está João Astaque, escritor e produtor editorial, que traz ao festival uma imersão literária através de seu livro O lado mais frio da cidade é o esquerdo do meu peito, uma coleção de crônicas que explora temas como trabalho, racismo e relações humanas, sempre com um tom confessional e absurdo.

Já Lyryca multiartista indígena que, por meio do projeto LYRYCA.MENTE, promove uma reconexão com as memórias ancestrais e as histórias apagadas pela colonização. Residente em Marília há mais de 10 anos, Lyryca se inspira em sua mãe, Maria Elisa, para lutar pelos direitos indígenas e preservar a cultura do território Kaingang e Guarani, que define a identidade de Marília. Suas obras, tanto visuais quanto musicais, são uma poderosa reflexão sobre território, pertencimento e ancestralidade.

Outro nome de destaque é o sociólogo e documentarista Marcelo Sampaio que apresenta a exposição fotográfica “CDHU”, que documenta o impacto da possível demolição do conjunto habitacional Paulo Lúcio Nogueira. As fotografias de Sampaio capturam a resistência e as emoções das famílias que estão sob a ameaça de perder suas casas, retratando a beleza e a vitalidade de uma comunidade que construiu laços profundos ao longo dos anos, em meio ao descaso do poder público.

E, Bruna Motta, escritore e produtora cultural, também marca presença com suas crônicas no livro Várias Faces da Mesma Solidão. A obra narra as vivências de pessoas negras e gordas em relação ao afeto e à solidão, trazendo à tona reflexões importantes sobre diversidade e inclusão social.

Apresentações musicais

Além das exposições, a música também tem seu espaço garantido no evento, com shows que vão do rock ao hip-hop.

A banda de RAP O Mabeco, com quase 20 anos de trajetória no movimento Hip-Hop, leva ao palco suas composições autênticas, que exploram temas como resistência e transformação social. Já tendo dividido palco com grandes nomes do rap nacional, como Racionais MC’s e Emicida, Mabeco promete uma performance marcante.

No rock, a cena é representada por bandas como Cosmotel, que mistura influências do rock alternativo dos anos 70 a 90, criando um som original e envolvente. A banda Íngrime, formada em 2018, apresenta um repertório autoral com letras que exploram as profundezas da psique humana e as pressões da sociedade moderna.

A banda Gum Pop, composta por quatro mulheres, tem chamado a atenção do público mariliense com suas canções autorais e covers de grandes ícones da música pop, como Lady Gaga e Gloria Groove. Com uma presença de palco vibrante e empoderada, elas prometem trazer ainda mais energia ao festival.

Fechando a programação musical, a banda Griswolds propõe uma experiência audiovisual única, misturando o punk rock com projeções de cenas icônicas de filmes, criando um espetáculo que promete transportar o público a uma verdadeira viagem fílmica sonora.

Uma coprodução do Clube de Cinema de Marília e da produtora Cinegoria, o Festival é realizado por meio da Seleção Pública Edital nº 14/2023 da Lei Paulo Gustavo Estadual – São Paulo, e pela Seleção Pública Edital Nº 011/2023 – Audiovisual da Lei Paulo Gustavo Municipal de Marília – SP e do programa de Difusão do APAA.

Na edição de 2024, o Festival conta com a parceria da produtora Alumiar Filmes; FSC Comunicação; O Porta Voz Comunicação e Eventos; Leste; Sun Valley; Casa Toscana; Café América; Xeque-Mate Retrô Bar; Festival Gastronômico de Marília; iCine; TV TEM; Life e Paschoalotto.

Para mais informações sobre a programação e como participar das atividades, acesse: www.festivalcinemamarilia.com.br e  www.instagram.com/festivalcinemamarilia

Compartilhar matéria no
Exposições e shows marcam o Festival de Cinema de Marília 2024 que vai até este domingo. Veja programação e não perca!