Entre os dias 4 e 6 de novembro “O Ponto Firme” propõe um novo olhar sobre a indústria da moda. A pré-estreia do filme integra a programação oficial do São Paulo Fashion Week N50.

O documentário acompanhou os nove meses do processo criativo da primeira coleção de roupas do projeto homônimo, desenvolvida por cerca de 20 detentos da Penitenciária II Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos/SP, utilizando o crochê como técnica principal. Com o incentivo do professor e idealizador do projeto Ponto Firme, Gustavo Silvestre, os alunos se inspiraram no cotidiano e nas memórias individuais para crochetar os cenários e as peças da coleção desfilada no São Paulo Fashion Week N45, em 2018.

Ao longo de uma hora e meia, o filme observa o professor dedicado que se esforça pra fazer tudo acontecer, e a transformação dos alunos – em busca de ocupação para cabeça e da remissão de pena – em artesãos capazes de imaginar uma perspectiva de futuro diferente.

A ideia de documentar o processo criativo começou em 2017, com o encontro de Laura Artigas e Gustavo Silvestre no Grupo Maior do que Eu (GE), grupo de estudos coordenado pela artista Karlla Girotto. Foi abraçado pela BR153 Filmes, dos produtores Viviane Rodrigues e Gustavo Maximiliano, contemplado pelo prêmio Fomento ao Cinema Paulista de 2017, com o patrocínio da SABESP e apoio institucional da Secretaria de Administração Penitenciária, e do São Paulo Fashion Week, que será o palco virtual da pré-estreia do filme. A exibição acontecerá por meio da plataforma Spcine Play – http://www.spcineplay.com.br/- streaming da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. O link de acesso estará disponível na página oficial do filme no instagram @ opontofirmedocumentario/ e nas plataformas digitais do SPFW.

SERVIÇO:

Pré-estreia Documentário “O Ponto Firme”

De 4 a 6 de novembro de 2020, no São Paulo Fashion Week N50

Transmissão gratuita online, link divulgado no perfil oficial: http://www.instagram.com/oponto firmedocumentario/

e redes do São Paulo Fashion Week.

EQUIPE

LAURA ARTIGAS, DIRETORA E ROTEIRISTA

Formada em jornalismo pela PUC-SP. Começou sua carreira como jornalista de moda. Foi autora do blog modapraler, roteirista do GNT Fashion e colaborou com veículos como Folha de S.Paulo, Vogue, UOL, FFW, Elle, Harper’s Bazaar. Fez especialização em roteiro de cinema no curso “Escribir Cine” ministrado pelos cineastas Juan José Campanella e Aída Bortnik e na oficina de roteiro do cineasta Pablo José Meza, na Argentina. Foi roteirista da segunda temporada da série “Quebrando o Tabu”, premiada no New York TV & FILM Festival Awards e indicada no prêmio da Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA). Fez o desenvolvimento de formato, direção e roteiro das quatro temporadas do “Desengaveta” (GNT/Globosat). Escreveu e dirigiu o documentário “Vilanova Artigas: O Arquiteto e a Luz” (2015), premiado no Arquiteturas FilmFestival (Portugal/2015) e pela Society of Architectural Historians (EUA/2019) e disponível na Amazon Prime Video. “O Ponto Firme” é o seu segundo documentário autoral.

BR153 FILMES, PRODUTORA

A BR153 Filmes é uma produtora audiovisual baseada em São Paulo. Tem como sócios os produtores Viviane Rodrigues e Gustavo Maximiliano, que trouxeram para a empresa suas experiências em projetos de formatos variados, como séries, longas-metragens e comerciais. Desde 2015, a empresa trabalha no desenvolvimento de conteúdos originais para cinema, TV e internet. Em 2017, produziu a captação e transmissão ao vivo do show do 21º Festival Cultura Inglesa, com apresentações de Karol Conká e Charli XCX. Em 2019, lançou o curta-metragem ficcional “Tônica da Cidade”, escrito e dirigido por Viviane Rodrigues, premiado pelo Júri Popular, na Mostra Diversidade, do Curta Caicó 2020. Atualmente, finaliza a produção do especial musical “100 anos de Elizeth Cardoso”, para o SescTV, com roteiro e direção de Viviane Rodrigues, e do longa-metragem ficcional “Agreste”, dirigido por Sergio Roizenblit, com roteiro de Newton Moreno (uma coprodução com a Miração Filmes) e lança o documentário “O Ponto Firme”, escrito e dirigido por Laura Artigas.

GUSTAVO SILVESTRE, CONSULTOR DE CRIAÇÃO

Gustavo Silvestre, designer, artesão e professor pós-graduado em artes manuais para a educação, leva a técnica do crochê para o campo da experimentação dentro do pensamento da moda e da arte. Idealizador do Projeto Ponto Firme, desde 2015 ensina crochê na penitenciária masculina Adriano Marrey em São Paulo e oferece oportunidade de geração de renda para egressos por meio das artes manuais.

FICHA TÉCNICA “O PONTO FIRME”:

Brasil, 2020, 97 min, cor, documentário

Classificação indicativa: Livre

Direção e Roteiro: Laura Artigas

Produção executiva: Viviane Rodrigues e Gustavo Maximiliano

Fotografia: Freddy Leal, Karla da Costa e Felipe Bentivegna

Montagem: Nina Senra

Desenho de Som: Daniel Turini, Henrique Chiurciu e Fernando Henna

Mixagem: Daniel Turini

Trilha Sonora original: Maurício Takara e Henrique Diaz

Patrocínio: SABESP, PROAC-SP, Lei do Audiovisual

Apoios institucionais: Secretaria de Administração Penitenciária; São Paulo Fashion Week

Apoio Cultural: The End

Apoio: Confraria de Sons e Charutos; Olho de Coruja

CONTATOS PARA COMUNICAÇÃO:

Maria Beatriz Vilela: mariabeatrizvilela@gmail.com – (61) 9 8220-0042

Alice Roberte: aliceroberte@gmail.com – (61) 9 8155 6918

http://www.br153filmes.com

Compartilhar matéria no
Documentário “O Ponto Firme” tem pré-estreia no SPFW N50 em novembro