As férias escolares são uma ótima ocasião de aprendizado, evolução e estreitamento das relações para incentivar a criação de novos hábitos e formas de entretenimento. É primordial que os pais compreendam que o momento da brincadeira oportuniza o desenvolvimento da criança, porque ao brincar ela aprende, experimenta o mundo e suas possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação e organiza emoções.

A coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Daniele Kobayashi, apresenta a importância de manter crianças e jovens inseridos no universo dos jogos e brincadeiras “É uma atividade essencial, pois contribui para o desenvolvimento infantil e promove o bem-estar físico e emocional. Ao manter as crianças e jovens no universo dos jogos e das brincadeiras é um importante recurso na construção do conhecimento, em que a criança aprende a desenvolver as habilidades sociais, desenvolve a concentração, a inteligência, a criatividade, a imaginação e autonomia”.

Além dos aspectos citados, os jogos e brincadeiras podem e devem contar com a participação dos pais e responsáveis. Pois nesse caso o adulto é um modelo, um mediador da atividade, que ajudar a pensar em alternativas para algum desafio proposto, é uma referência nas atitudes e valores que serão observados e valorizados pela criança e jovem.

“O brincar pode auxiliar as crianças a explorarem diferentes papéis como mãe, pai, super-herói, por meio do faz-de-conta, permitindo construir representações e preparando a criança para compreender o funcionamento da sociedade. Dessa forma, ela conhece as regras, a cultura na qual está inserida e, também, aprende a conhecer a si mesma. Por meio do universo lúdico há a oportunidade de representar situações e conflitos da vida familiar e expor os sentimentos. Brincar colabora para as crianças demonstrarem os seus medos, as ansiedades, a agressividade e, também, ajuda nos conflitos internos”, ressalta Daniele sobre o desenvolvimento emocional e cognitivo.

Os jogos de regras, permitem que a criança possa começar a trabalhar a sua resistência à frustração, o medo do fracasso e a confiança nas suas capacidades. Portanto, a brincadeira permite de crescer.

Durante as férias é importante desenvolver um planejamento com uma rotina que envolva jogos, brincadeiras e atividades para estimular a responsabilidade das crianças nas atividades cotidianas. Confiras algumas as sugestões de brincadeiras da especialista:

– Atividades de jardinagem e plantação: permite a observação e a organização do plantar. Desenvolve a interação com a família.

– Arte com papel: estimula a criatividade e, também, pode auxiliar na imaginação.

– Construção de Peças Teatrais: estimula a troca de papéis, o faz de conta e amplia a comunicação.

– Leitura e contação de histórias: desenvolve a atenção, amplia o repertório dos leitores e estimula a imaginação

– Construção de brinquedos com materiais reciclados: estimula a criatividade, organização e permite a comunicação e socialização.
 

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 829 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2,1 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos.

Férias escolares: jogos e brincadeiras são essenciais para crianças e jovens
Hábitos e formas de entretenimento em família