O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar a China pela resposta ao coronavírus e acusou Pequim de não ter informado ao mundo sobre o vírus no início da pandemia.
“Queremos que a China seja transparente”, ressaltou, em entrevista a repórteres no jardim da Casa Branca, antes de embarcar para uma viagem ao Estado do Arizona.
Trump afirmou que ainda não conversou com o presidente chinês, Xi Jinping, sobre a situação. Ele também revelou que o médico Anthony Fauci, principal virologista da Casa Branca, vai depor em audiência ao Senado, mas não deve falar à Câmara dos Representantes, controlada pelo Partido Democrata. “Eles deviam ter vergonha de si mesmos”, atacou.
O republicano reiterou ainda que, antes da covid-19, a economia dos EUA registrava altas taxas de crescimento. “Vamos reconstruir a maior economia do planeta de forma rápida”, garantiu.
Espanha
A Espanha teve 185 mortes e 867 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, informou o Ministério da Saúde local na manhã desta terça-feira, 5. Foram 21 óbitos e 511 infectados a mais do que os registrados no dia anterior.
Ao todo, o país europeu tem 25.613 mortes e 219.329 casos confirmados da doença.
Argentina
A Argentina registrou 13 mortes e 104 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, segundo dados do governo local divulgados na manhã desta terça-feira, 5. Houve aumento em relação aos números da segunda-feira – quatro mortes e um caso a mais. O país totaliza 262 óbitos e 4.887 infectados pelo vírus.
Rússia
A Rússia teve, pelo terceiro dia consecutivo, mais de dez mil novos casos do novo coronavírus. Com os 10.102 registrados nesta terça-feira, 5, o país já tem 155.370 infectados, em sétimo lugar na lista global.
Nas últimas 24 horas, 95 russos morreram de covid-19 – o total é de 1.451 vítimas.