Rosinei Coutinho e Fellipe Sampaio/STF

O ministro Nunes Marques, que assume na terça-feira (12) a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), convidou o ex-presidente da República Jair Bolsonaro para o evento, apesar da prisão domiciliar.

A interlocutores, Nunes Marques afirma que seguiu a praxe de cerimônias do tipo. Ao encaminhar convites para todos os ex-presidentes do Brasil vivos, como Dilma Rousseff, Fernando Collor de Mello e José Sarney, o TSE também incluiu Bolsonaro. O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva também foi convidado.

Para conseguir ir ao evento, no entanto, Bolsonaro precisaria de autorização do ministro Alexandre de Moraes, relator da execução penal do julgamento pela tentativa de golpe.

Marques foi o primeiro indicado por Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF), em 2020. Dos sete ministros do TSE, três são do STF. Por isso, há um rodízio entre os ministros. Nunes Marques assumirá a presidência da corte pelos próximos dois anos, no lugar da ministra Cármen Lúcia. O ministro André Mendonça, também indicado por Bolsonaro ao STF, em 2021, ocupará a vice-presidência presidência do TSE.

com informações de @sbtnews

Fonte: Diário Brasil

Compartilhar matéria no
No momento, você está visualizando URGENTE: Ministro Nunes Marques convida Bolsonaro para sua posse no TSE