Bauru, por meio de Secretaria de Saúde, recebeu a doação de 12 capacetes para CPAP, proveniente de parceria entre a empresa Plasútil, o Serviço Nacional Aprendizagem Industrial – Senai, e a Faculdade de Odontologia de Bauru – FOB/USP. Os equipamentos serão destinados aos hospitais públicos da cidade para tratamento de pacientes com a Covid-19 que apresentarem sintomas respiratórios.

Segundo o diretor do Departamento de Urgência e Emergência, da SMS, Paulo Pepulim, os capacetes serão usados em pacientes com sintoma respiratório que tem queda de saturação de oxigênio, ou seja, a redução do oxigênio circulando na rede sanguínea. “Eles vão se beneficiar com essa terapia porque não será necessário, na maioria dos casos, evoluir para uma intubação”, explica.

O capacete possui uma interface para promover ao paciente o CPAP, sigla inglesa para Pressão Positiva Contínua nas vias aéreas. Este procedimento é comumente realizado por uma máscara que faz pressão facial, mas diferente deste equipamento já existente, o capacete desenvolvido pelas entidades pode ser utilizado por um tempo prolongado por não apresentar o perigo de necrose de tecido que existe no uso da máscara, devido a pressão facial.

Compartilhar no
Bauru recebe doação de capacetes para tratamento de pacientes da Covid-19