
Os Correios fizeram a primeira entrega oficial por drone no Brasil, em Curitiba. O destinatário foi o prefeito Eduardo Pimentel, que recebeu uma placa em homenagem ao aniversário da cidade, comemorado em 29 de março. A ação ocorreu durante a Smart City Expo Curitiba, maior evento de cidades inteligentes das Américas.
.
A entrega faz parte do projeto de criação de “aerovias” para entregas por drone, desenvolvido pela Atech (empresa da Embraer responsável pelos sistemas de controle de voo no país) em parceria com a Prefeitura de Curitiba. Os Correios e a Speedbird Aero (fabricante de drones) também participam da iniciativa, contribuindo para o desenvolvimento do sistema de controle aéreo.
.
O drone decolou da Praça Afonso Botelho e sobrevoou a Ligga Arena, seguindo uma rota que evitou áreas com grande fluxo de pessoas, conforme as regulamentações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O sistema utilizado foi o BVLOS (Beyond Visual Line of Sight), no qual o piloto não tem contato visual direto com a aeronave. O pouso ocorreu com precisão na área externa do estádio, onde acontecia o evento Tomorrow Mobility, dentro da Smart City Expo Curitiba.
.
O projeto prevê diversas fases, incluindo testes, aprovações em órgãos reguladores e a definição de rotas seguras para entregas comerciais. O CEO da Atech, Rodrigo Persico, destacou que o objetivo é desenvolver e aprimorar o software de controle aéreo, garantindo a viabilidade comercial do uso de drones na logística urbana.
Fonte: @viacertanatalrn
Fonte: Diário Do Brasil