O Clube de Cinema de Marília – CCM preparou uma programação especial para junho, reforçando sua proposta de democratizar o acesso à cultura e estimular o diálogo por meio da sétima arte. As atividades são gratuitas e acontecem às 20h na sede do Clube de Cinema de Marília, localizada na Avenida Sampaio Vidal, 245, com entrada pelo Museu de Paleontologia.

A agenda ganha um significado especial por celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIA+. Diversos filmes da programação abordam questões relacionadas à identidade, ao pertencimento, à liberdade e à diversidade de experiências humanas, contribuindo para reflexões sobre representatividade e direitos por meio da linguagem cinematográfica.

O CCM também promove uma atividade especial que une a transmissão do jogo entre Brasil e Marrocos a uma rara sessão em película do acervo histórico do Clube, com imagens inéditas do 3º Festival de Cinema de Marília, em um esquenta para a edição de 2026 do evento.

Outra novidade é a parceria entre o Clube de Cinema de Marília e o coletivo Leia Mulheres Marília que traz a exibição de A Cor Púrpura, adaptação do romance de Alice Walker. A iniciativa une cinema e literatura em uma proposta voltada à reflexão sobre temas como emancipação feminina, solidariedade e transformação social.

Segundo o cineasta Cristiano Anechini, presidente do Clube de Cinema de Marília e fundador da produtora Cinegoria, a programação foi construída para ampliar o alcance das discussões propostas pelas obras. 

“A programação de junho reflete aquilo que o Clube de Cinema de Marília busca promover ao longo de todo o ano: o contato com diferentes olhares, histórias e experiências humanas. No mês em que se celebra o Orgulho LGBTQIA+, ganham destaque obras que discutem temas fundamentais para a construção de uma sociedade mais plural e acolhedora. O cinema tem essa capacidade de estimular reflexões, criar conexões e ampliar perspectivas “, ressalta.

Mais informações sobre a programação e os filmes selecionados, podem ser conferidas no perfil do Instagram do CCM:  https://www.instagram.com/clubedecinemademarilia/

Assista ainta “A Cor Púrpura”, exibido em parceria com o coletivo Leia Mulheres Marília

Programação
Horário: 20h
Participação: Gratuita

03 de junho (quarta-feira) – Mês do Orgulho LGBTQIA+
Eu Vi o Brilho da TV 
Direção: Jane Schoenbrun

05 de junho (sexta-feira)
Cidade dos Sonhos (Mulholland Drive) – Especial 25 anos de lançamento
Direção: David Lynch

06 de junho (sábado)
Slam Subterrâneo: Evento reúne poesia e manifestações da cultura urbana independente.
Horário: 18h30
Local: Praça atrás do Teatro Municipal, localizada na Rua Coronel José Brás, esquina com a Avenida Sampaio Vidal

07 de junho (domingo)
O Pecado Mora ao Lado – Homenagem aos 100 anos de Marilyn Monroe
Direção: Billy Wilder

12 de junho (sexta-feira)
Antes da Meia-Noite – Especial Dia dos Namorados
Direção: Richard Linklater

13 de junho (sábado)
Película Histórica do CCM – Esquenta Festival de Cinema de Marília 2026
Exibição Copa do Mundo: Brasil x Marrocos

14 de junho (domingo)
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
Direção: Daniel Ribeiro

20 de junho (sábado) – Mês do Orgulho LGBTQIA+
Tatuagem
Direção: Hilton Lacerda

21 de junho (domingo) – Mês do Orgulho LGBTQIA+
Nunca Fui Santa
Direção: Jamie Babbit

26 de junho (sexta-feira) – Mês do Orgulho LGBTQIA+
Cinema Marginal Queer Nordestino – Coletânea de Curtas

27 de junho (sábado) – Mês do Orgulho LGBTQIA+
Praia do Futuro
Direção: Karim Aïnouz

28 de junho (domingo) 
A Cor Púrpura – Parceria com o coletivo Leia Mulheres Marília
Direção: Blitz Bazawule
Horário: 15h

28 de junho (domingo) – 20h – Mês do Orgulho LGBTQIA+
Paris Is Burning
Direção: Jennie Livingston 

Compartilhar matéria no
No momento, você está visualizando Confira a programação deste mês do Clube de Cinema de Marília. Promove mês da diversidade, grandes clássicos e encontros culturais. E tem parceria inédita com o Leia Mulheres Marília