Onda de calor ganha força e atinge o seu auge na próxima semana com temperaturas próximas dos 40°C sendo previstas em várias localidades, inclusive nas regiões Sul e Sudeste.
O padrão de bloqueio atmosférico continua atuando e mantém os sistemas transientes de chuva concentrados em parte da Região Sul. Essa condição deve se manter até pelo menos o fim do mês, com avanços tímidos de uma a duas frente frias e massas de ar frio, que influenciam no máximo parte da Região Sul e o leste do Sudeste.
Para esta semana, a onda de calor provocada por esse padrão ganha intensidade, atingindo o seu auge no fim da semana no centro-norte do Brasil, com temperaturas máximas em torno dos 40°C em localidades das regiões Sul e Sudeste. Na porção central e norte do país, as temperaturas podem chegar aos 43°C.
Detalhes da onda de calor no Brasil
O início da semana ainda tem um refresco na terça-feira (20) na Região Sul e no leste do Sudeste, devido à influência dos ventos de sul, que transportam o ar mais frio no sul do Rio Grande do Sul, no Uruguai e na Argentina até o norte de Santa Catarina, leste do Paraná, o sul e litoral de São Paulo.
Devido a isso, a sensação é de frio na metade sul e leste do Rio Grande do Sul, no leste de Santa Catarina e no litoral do Paraná. As temperaturas máximas ficam abaixo dos 20°C na porção do território gaúcho, na faixa leste catarinense e no litoral paranaense. No leste de São Paulo, as temperaturas máximas variam de 21 a 24°C no litoral, mas já atingem os 27°C na capital paulista.
Na quarta-feira (21), uma baixa pressão se forma entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai e a Argentina, o que fortalece o transporte de calor para o centro-sul do Brasil. O leste de Santa Catarina, o litoral do Paraná e de São Paulo ainda sofrem uma influência da massa de ar frio e a sensação fica amena, bem como na metade sul do Rio Grande do Sul.
As temperaturas máximas nas capitais do Sul e do Sudeste ficam em 24°C em Porto Alegre, em 21°C em Florianópolis, em 28°C em Curitiba, em 30°C em São Paulo, em 27°C no Rio de Janeiro, em 31°C em Belo Horizonte e em 30°C em Vitória.
Já no Centro-Oeste, na Região Norte, no oeste e norte de São Paulo, no oeste do Triângulo Mineiro e no noroeste do Paraná, nas localidades próximas do sul do Mato Grosso do Sul, as temperaturas máximas variam de 37 a 43°C, com maiores valores sendo registrados no estado do Mato Grosso, de Rondônia, do Acre e do Amazonas.
Na quinta-feira (22), uma frente fria se forma e avança pela Região Sul, essa condição mantém o escoamento de ar quente intenso para o centro-sul do Brasil, com o empoçamento do ar quente entre as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Assim, o padrão pré-frontal vai proporcionar o dia mais quente da semana a partir do estado de Santa Catarina.
As temperaturas máximas podem atingir os 43°C no Centro-Oeste e na Região Norte, mantendo a condição extremamente quente. No entanto, o destaque fica para o acréscimo de temperaturas em Santa Catarina, no Paraná e em São Paulo, onde as temperaturas podem atingir os 35°C no interior catarinense e passar dos 30°C no norte do estado, chegar aos 40°C no norte e noroeste do Paraná, no oeste e norte de São Paulo, e nas localidades paulistas próximas do norte paranense.
Nas capitais as máximas previstas podem chegar aos 32° em Curitiba, aos 34°C em São Paulo, aos 33°C no Rio de Janeiro, aos 31° em Belo Horizonte e em Vitória. No Centro-Oeste, máximas de 39°C em Campo Grande, de 43°C em Cuiabá, de 37°C em Goiânia e de 32°C em Brasília.
Com o avanço da frente fria, na sexta-feira (23), as temperaturas reduzem bastante no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro. No entanto, no interior do Sudeste, as temperaturas continuam atingindo valores bastante elevados.
Fonte: Tempo.com